O novo diretor-geral da polícia civil do Distrito Federal é Jorge Luiz Xavier. O secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, fez o anúncio por volta das 11h30 da manhã dessa quinta-feira (9/2). Jorge está na Polícia Civil há 13 anos e ocupava anteriormente a Subsecretaria de Inteligência da SSP.
[SAIBAMAIS]O anúncio do novo diretor-geral da Polícia Civil do DF acontece depois dos escândalos envolvendo o nome de Onofre Moraes, de 55 anos. O delegado não agüentou a pressão vinda de denúncias envolvendo seu nome durante sua gestão na Polícia Civil. Tudo começou no dia 24 de janeiro, quando, em um depoimento, o delegado aposentado Durval Barbosa disse que Onofre teria oferecido R$ 150 mil para o jornalista Edson Sombra para que ele não publicasse críticas sobre sua gestão a frente da PC.
Onofre negou as denúncias e disse que toda essa história se tratava de uma retaliação a uma investigação aberta pela Delegacia de Crimes Contra a Ordem Tributária (DOT) contra a Babytour Agência de Viagens e Representações Ltda, empresa da mulher de Sombra. Onofre ainda desafiou o jornalista a publicar os vídeos, na qual ele supostamente aparecia.
Depois das declarações de Onofre, Sombra publicou as imagens que comprometem o delegado. O vídeo foi entregue em primeira mão ao site do Correio, na madrugada do dia 2/2. Depois da divulgação o ex-diretor-geral da Polícia Civil pediu demissão, que foi aceita governador Agnelo Queiroz. Desde a demissão de Onofre o diretor-adjunto, João Rodrigues, assumiu o cargo de diretor até o anúncio dessa quinta-feira.