Jornal Correio Braziliense

Cidades

Dom Lorenzo Baldisseri se despede do Brasil em missa na Catedral

A Catedral de Brasília foi palco nesta manhã da missa de despedida do então Núncio Apostólico do Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri, 71 anos. O religioso deixará o Brasil para assumir o posto de novo secretário da Congregação para os Bispos da Santa Sé, no Vaticano. A nomeação de Dom Lorenzo foi divulgada no último dia 11 e o Vaticano ainda não sinalizou quem deve assumir o cargo deixado Dom Lorenzo.

A celebração começou às 10h da manhã e terminou duas horas e meia depois. Entre os presentes estavam fiéis, bispos e cardeais de vários locais do Brasil, entre eles, Dom Damasceno, bispo de Aparecida e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Embaixadores de vários países como Grécia, Angola, Albânia, Guiné-Bissau e Timor Leste também prestigiaram a despedida, assim como o governador Agnelo Queiroz e a primeira-dama Ilza Queiroz..

Dom Lourenzo nasceu na Itália e trabalhava como embaixador do Vaticano no Brasil há nove anos. Entre as conquistas diplomáticas do sacerdote está "O Acordo Brasil-Santa Sé", que estabeleceu o Estatuto Jurídico da Igreja Católica no Brasil. Entre os itens acordados está o reconhecimento institucional da Igreja, a autorização facultativa do ensino religioso nas escolas, aceitação do casamento católico e garantia de liberdade de expressão religiosa.