Jornal Correio Braziliense

Cidades

Em 2011, quase 1,3 mil artesãos foram cadastrados no Distrito Federal

Por intermédio da Secretaria de Trabalho (Setrab), setor foi representado em diversas Feiras de Artesanato em todo Brasil

O ano de 2011 foi muito produtivo para o artesanato brasiliense. Por intermédio da Secretaria de Trabalho (Setrab), o setor foi representado em diversas Feiras de Artesanato, em todo Brasil. Além disso, a Gerência de Promoção de Trabalhos Artesanais da Secretaria de Trabalho cadastrou 1,2 mil artesãos, e revalidou 317 carteiras de artesãos.

O setor de artesanato é um segmento econômico que merece atenção especial, pois conta com milhares de produtores, uma rede tradicional e informal de comercialização, formas gregárias de produção e produtos criativos repletos de identidade cultural, o que gera uma grande aceitação no mercado nacional e internacional.

No ano de 2011, o setor gerou quase meio milhão de reais. Entre os que mais geraram renda foram: a FINNAR e o 4; Salão Internacional de Artesanato. Os eventos da Rota do Artesanato Candango geraram R$ 145.100,60. A Rota do Artesanato Candango é uma oportunidade para o artesão do DF vender e mostrar o seu trabalho.

No sentido de certificar a qualidade dos produtos artesanais, no dia 19/1, a Setrab deu início as ações na Feira de Artesanato da Torre de Televisão. O objetivo é verificar os produtos comercializados pelos feirantes e avalizar o que realmente é artesanal. Essas atividades serão realizadas, inicialmente, todas as quintas e sextas-feiras, das 13h às 18h.