Começam a funcionar na próxima terça-feira (31/1) as novas faixas exclusivas para ônibus na Estrada Parque Taguatinga (EPTG). A primeira rodovia a passar pela alteração foi a Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB), que implementou a medida em 27 de dezembro do ano passado.
Um ônibus substitui cerca de 45 carros das vias e de área de estacionamento. Dessa forma, cada ônibus transporta 70 passageiros, enquanto cada carro transporta em média, 1,5 passageiro no DF. Pensando nisso, apenas táxis e ônibus escolares, semi expressos, fretados e interestaduais poderão usar a faixa exclusiva. Os convencionais transitarão junto aos outros carros na faixa da direita.
O Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) já estuda implantar essas faixas em diferentes localidades do DF. A BR-020 deve passar pela alteração, entre Sobradinho I e a entrada da ponte do Bragueto. Assim como a BR-040, entre o viaduto de Santa Maria e o viaduto da Candangolândia.
No Eixo Monumental, entre o Cruzeiro Velho e a Rodoviária do Plano Piloto, também devem ser implantadas as faixas. A previsão é que elas atendam também a avenida Hélio Prates, entre o centro e a feira de Ceilândia, e o antigo Buritinga. DF-085, entre o Estádio e até o Centro de Taguatinga. Via Estrutural, entre a Cidade do Automóvel e a entrada do viaduto Ayrton Senna (pico da manhã). Via Estrutural, entre o posto do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar e o viaduto do Pistão Norte (pico da tarde).
Polêmica
Essas mudanças nas principais vias do DF têm causado polêmica. No primeiro dia de implantação na EPNB, ainda durante as férias escolares, os motoristas enfrentaram 4km de congestionamento. Eles reclamam que o tráfego no local ficou mais intenso depois que a faixa exclusiva para ônibus foi inaugurada. Por outro lado, os usuários do transporte comemoram. As viagens de ônibus ganharam 10 minutos na ida e na volta.