O Governo do Distrito Federal (GDF) anunciou que irá construir 235 quilômetros de ciclovias em 12 cidades do Distrito Federal em 2012. A intenção é que cada vez mais brasilienses utilizem a bicicleta como meio de transporte para suas atividades diárias. O investimento na ação é de R$ 66 milhões.
As ciclovias serão construídas, em uma primeira fase, no Plano Piloto %u2013 Asas Sul e Norte, Eixo Monumental, campus da Universidade de Brasília (UnB) e Setor Militar Urbano (SMU) %u2013 Lago Sul, Taguatinga, Ceilândia, Guará, Paranoá, Samambaia, Gama, Águas Claras e Arniqueiras.
A previsão é de que, após iniciadas, as obras sejam finalizadas em até 180 dias. Após essa primeira fase, serão construídas as ciclovias do Riacho Fundo II e do Park Way. As obras das outras cidades do DF serão realizadas após a conclusão dos trabalhos no Park Way.
O GDF também está estudando a construção de bicicletários em prédios públicos e áreas comerciais do Distrito Federal. Os detalhes sobre o assunto estão sendo debatidos pelas secretarias de Governo (Segov) e de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano (Sedhab).
Reestruturação %u2013 Os espaços exclusivos para as bicicletas fazem parte da reestruturação do sistema de transporte público do DF, promovido pelo governador Agnelo Queiroz desde o início de sua gestão. %u201CVamos incentivar o uso da bicicleta pela população para diminuir o excesso de veículos nas ruas%u201D, afirmou o diretor de Urbanização da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), Erinaldo Sales.
De acordo com ele, as ciclovias serão integradas às linhas de metrô e de ônibus coletivo. %u201CNos vagões do metrô, por exemplo, já existem espaços para transporte de bicicletas. O objetivo é promover uma ligação entre as ciclovias e o sistema de transporte público para que o cidadão possa transitar pelo DF sem precisar utilizar o seu carro com tanta frequência, como ocorre hoje%u201D, explicou Sales.
Para tanto, as ciclovias serão erguidas em áreas estratégicas. No Plano Piloto, por exemplo, serão instaladas nas avenidas L1, L2, L4, W1 e W4, entre outros locais.
Mais ações %u2013 As ciclovias se somam a uma série de medidas tomadas pelo GDF nos últimos meses no sentido de melhorar o trânsito do Distrito Federal. Uma delas foi a criação de um corredor exclusivo para ônibus na Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB), no final do mês passado.
Em menos de 20 dias de uso da faixa exclusiva, o tempo de viagem dos usuários que utilizam ônibus na região diminuiu sensivelmente. A estudante Amanda de Moura, 17 anos, disse à AGÊNCIA BRASÍLIA ter reduzido em 30 minutos o tempo médio de deslocamento entre o Riacho Fundo e a área central do Plano Piloto nos trajetos de ida e volta. Além disso, em breve, a faixa exclusiva da EPNB poderá ser utilizada por táxis e vans de transporte escolar.
Pardais e sinalização %u2013 Outras ações no setor de Transporte também estão sendo realizadas na Estrada Parque Taguatinga Guará (EPTG), onde o GDF tem feito intervenções desde a primeira semana do mês. Entre as mudanças estão a instalação de pardais, de sinalização vertical e horizontal e o monitoramento do trânsito 24 horas por equipes do Departamento Nacional de Trânsito (Detran), Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e Polícia Militar.
A melhoria do sistema de transporte público e do tráfego em todo o Distrito Federal é uma das ações prioritárias do governador Agnelo Queiroz. Com as medidas que estão sendo tomadas, o GDF espera deixar um legado eficiente e útil para a população brasiliense no setor.