Jornal Correio Braziliense

Cidades

Governador em exercício fala sobre medidas de segurança para EPTG e Eixão

O governador em exercício do Distrito Federal, Tadeu Filipelli, falou na manhã deste domingo (8/01) sobre medidas de segurança para as duas vias que estão preocupando os moradores do Distrito Federal, em razão da segurança falha e elevado número de acidentes. Filipelli comentou sobre a DF-002, mais conhecida como Eixão, e sobre a Estrada Parque Taguatinga (EPTG), durante a primeira cerimônia de troca da bandeira de 2012, realizada na Praça dos Três Poderes.

De acordo com o governador em exercício, o Grupo do Eixão, um grupo de trabalho criado pelo Governo do Distrito Federal (GDF) para pensar em soluções para a DF-001, se reunirá na próxima quarta-feira (11/01). Na ocasião, será apresentado o termo de referência para um concurso em conjunto com o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), afim de eleger soluções técnicas para a segurança da via expressa. Também vai ser discutido um plano de campanha educativa, voltada tanto para motoristas quanto para pedestres. Entre outras questões, a campanha procurará incentivar os pedestres a utilizarem as passagens subterrâneas do Eixão, que devem ganhar maior iluminação e podem vir a ser monitoradas por câmeras.

Quanto à EPTG, Filipelli afirmou que a intenção do GDF é começar o mês de fevereiro com as principais correções de que a via necessita "a pleno vapor". São elas a instalação de grama nos canteiros para conter a lama; adequação da drenagem pluvial; implantação de contenção veicular nos viadutos e sinalização vertical e horizontal. "A licitação para drenagem está em vias de homologação", disse. Entre os serviços, a sinalização e a colocação das defensas já começaram na última semana.

O governador em exercício responsabilizou irregularidades no processo licitatório pela demora na entrega dessas obras. Ele disse ter constatado ontem, percorrendo a EPTG, que só havia duas viaturas do DER e Detran fiscalizando a via. Segundo Fillipelli, já a partir de amanhã os quatro carros prometidos estarão reforçando a segurança.