Jornal Correio Braziliense

Cidades

Novacap desiste de derrubar árvore nativa da Amazônia da Quadra 415 Norte

Para convencer moradores da 415 Norte sobre a necessidade de retirar uma árvore da área verde em frente ao Bloco G, a Companhia Urbanizadora Nova Capital (Novacap) enviou, na manhã desta quarta-feira (4/1), um engenheiro florestal para conversar com moradores da Quadra. A medida, no entanto, não surtiu efeito. Pessoas se reuniram embaixo do bloco novamente pedindo que e espécime Ochroma pyramidale, mais conhecido como Pau de Balsa, seja poupado.

[SAIBAMAIS]Na tentativa de evitar embates diretos com a população, os responsáveis decidiram podar o Pau de Balsa até que os motivos do corte estejam totalmente esclarecidos. Galhos devem ser retirados preventivamente nos próximos dias, mas, por enquanto, não haverá corte.

De acordo com o engenheiro florestal da Novacap, Leonardo Rangel, o espécime está com várias feridas e um buraco repleto de fungos na base do caule principal, o que compromete a vida da planta. "Queremos que a população compreenda que é arriscado. Uma árvore não avisa quando vai cair. Por outro lado, podemos plantar espécies nativas nas proximidades para substituí-la".