Jornal Correio Braziliense

Cidades

Distrito Federal precisa de doadores de leite materno e sangue

O Distrito Federal precisa de doadores neste fim de ano. Em função desse período, em que muitas pessoas viajam, os bancos de leite materno e sangue do DF estão em déficit no estoque. A Secretaria de Saúde aponta os Hospitais da Asa Sul (Hras) e da Asa Norte (Hran) como os mais necessitados para reposição de leite materno.

Os bancos têm recorrido ao excedente de outras instituições para suprir a demanda. A situação já se estende há algum tempo. No fim de novembro, a Secretaria de Saúde divulgou que cinco dos dez bancos de saúde do DF estavam em situação crítica.

Ainda de acordo com a secretaria, para atender a demanda mensal de crianças, são necessários aproximadamente 50 litros de leite por dia. O órgão ainda não informou qual é o estoque atual.

A Fundação Hemocentro de Brasília também já declarou emergência na coleta de tipos sanguíneos negativos, sobretudo o tipo "O" negativo. Segundo a fundação, o aumento de acidentes no período de festas de fim de ano complica ainda mais a situação para quem necessita de doações.

A doação de leite materno
Os bancos de leite têm uma equipe de coleta que vai até a residência da doadora. Após o contato com o hospital, uma ficha de cadastro é preenchida e os profissionais avaliam a saúde da mãe e do bebê. O hospital oferece também todo o material descartável necessário para a doação.

Após a coleta, o leite passa por um processo de pasteurização e de controle microbiológico como formas de garantir a segurança do líquido. Após o tratamento, o leite é classificado de acordo com o valor calórico e os fatores de proteção.

Doe Sangue
Quem deseja doar sangue deve procurar o Hemocentro, no Setor Médico Hospitalar Norte, Quadra 03, Conjunto A, Bloco 3, próximo ao HRAN, entre 7h e 18h. O doador deve ter entre 16 e 67 anos, pesar acima de 50 quilos e passar por testes avaliativos realizados no próprio local.