A chuva que atinge várias regiões do Distrito Federal e do Entorno no começo da manhã desta quinta-feira (22/12) já começa a prejudicar os motoristas que seguem para o Plano Piloto. Nas principais vias que dão acesso à região central de Brasília, o trânsito começa a ficar intenso, mas ainda não há registros de acidentes ou retenções. Os condutores devem redobrar a atenção, pois as pistas estão molhadas e movimentadas. De acordo com os postos da Companhia de Policiamento Rodoviário (CPRv) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a velocidade média nas vias está em 60 km/h.
O posto da CPRv do Colorado informou que o fluxo de veículos no sentido Plano piloto não é intenso, como o de costume. Na DF-003, os motoristas trafegam a 60 km/h no sentido Plano Piloto e não há acidentes ou retenções.
Na BR-040 (que liga Brasília ao Rio de Janeiro), a PRF informou que não há engarrafamento no sentido Valparaíso (GO) - Brasília, os motoristas trafegam a 60 km/h e não há retenções ao longo da via. A pista está molhada, mas não chove na região.
Quem continua na BR-040 e segue no sentido Plano Piloto, enfrenta um trânsito considerado tranquilo na Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia). De acordo com a CPRv, o fluxo ainda não é intenso, os motoristas trafegam a 60 km/h e chove na região. Não há registros de acidentes ou retenções desde a cidade do Gama ao acesso ao Plano Piloto.
O posto da CPRv responsável pela via Estrutural, que liga as cidades de Taguatinga, Ceilândia e outras regiões ao Plano Piloto, informou que chove na região. Ainda não há registros de acidentes ou retenções. A estimativa é que o trânsito começe a piorar entre 7h15 e 7h30. Vale lembrar que as seis faixas das pistas Sul e Norte estão abertas apenas no sentido Tguatinga - Brasília, até às 8h45.
Na Estrada Parque Taguatinga (EPTG), que liga Taguatinga, Águas Claras, Guará e outras regiões ao Plano Piloto, a situação é parecida. De acordo com o posto policial, chove na região e os motoristas devem ficar atendos ao acúmulo de água na via. Não há registros de acidentes ou retenções. Tanto na via Estrutural quanto na EPTG os carros circulam a 60km/h, em média.
Na BR-020, o trânsito já é lento desde o começo desde o começo da manhã, chove na região de Formosa (GO), mas não há registros de acidentes ou retenções.