Jornal Correio Braziliense

Cidades

Equipamento comprado pela Novacap é capaz de tapar 600 buracos por dia

As 35 máquinas compradas pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) para reforçar as operações tapa-buracos são capazes de tapar até 600 crateras por dia, segundo a empresa. Orçados em R$ 3,5 milhões, os instrumentos podem consertar o triplo da capacidade atual de estragos provocados no asfalto: cerca de 200 buracos por dia. Para operar o equipamento, 25 homens foram capacitados. Com a novidade, o número de equipes responsáveis pelo recapeamento das vias do Distrito Federal (DF) sobe de sete para 22, com um contingente de cerca de 130 trabalhadores.

O diretor de urbanisimo da Novacap, Erinaldo Sales, conta que o equipamento começou a ser utilizado nesta quarta-feira (21/12) e deve atender todo o DF. "Hoje as equipes trabalharam em Vicente Pires. O foco são os lugares com fluxo intenso. Nosso próximo passo é a via L2", explica. "Além do serviço de tapa-buraco, as novas máquinas devem realizar também serviço preventivo", completa.

De acordo com a empresa, atuam no DF atualmente, além das sete equipes da companhia, outras 31 equipes terceirizadas somente com o objetivo de realizar serviços de tapa-buraco. A Novacap também tem equipes atuando em serviços de recapeamento, construção de ramal e limpeza de bocas de lobo.

Disque-buraco


A Novacap criou um número exclusivo para denúncias de buracos, poda de árvores, manutenção de drenagem e áreas verdes. O telefone 3403 2626 funciona oficialmente desde a última segunda-feira (19/12), entre às 8h e 17h. Em nota oficial divulgada em outubro, a Novacap se comprometia a criar o serviço até o início de novembro. Segundo a empresa, o número foi criado há 15 dias e estava em fase de teste.

O diretor de urbanização da Novacap explica que o novo telefone é diferente da opção anterior, o 156. "Agora temos um pessoal ainda mais capacitado para atender as demandas específicas do cidadão e encaminhá-las com maior rapidez à área adequada", explica. A Novacap não sabe informar quantas ligações já foram recebidas pelo disque-denúncia, bem como uma estimativa do número de buracos do DF.