O céu amanheceu nublado na manhã desta terça-feira (2010/12) em vários pontos do Distrito Federal. O tempo instável continua sobre a região e o clima chuvoso se mantém sem prazo para acabar. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de pancadas de chuva durante o dia, além de trovoadas. O meteorologista do Inmet Mamedes Luiz Melo informou na segunda-feira (19) que há no DF um alerta meteorológico, "pois a quantidade acumulada de água das chuvas pode causar danos, como desmoronamentos e alagamentos", disse.
O Inmet informou que a menor temperatura registrada nesta terça-feira foi durante a madrugada, quando foi registrada a média de 17;C. A previsão é de que a máxima, que deve ser observada à tarde, chegue aos 24;C. A umidade do ar, que mede a quantidade de água na atmosfera, varia entre 95% e 65%. Os índices são considerados bons pelo instituto. Ainda de acordo com o Inmet, o mínimo ideal para a saúde humana é o percentual de 65%.
A meteorologista Márcia Seabra informou que não há frentes frias sobre o DF. "A região está passando pela Zona de Convergência do Atlântico Sul. O fenômeno gera nebulosidade e chuvas na região", explicou.
Vale lembrar que o período de chuvas no Distrito Federal começou oficialmente em setembro e segue até o fim do mês de abril. Este ano o DF enfrentou um dos piores períodos de seca, quando não choveu por aqui durante 102 dias. A umidade do ar nesta época chegou a ser medida em 10%, índice mais baixo registrado na história.