O Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) deu início à Operação Arrasta, contra o transporte pirata em Brasília, neste domingo (18/12). A ação se estendeu das 13h às 21h, e resultou na apreensão de 10 vans e cinco carros de passeio no Plano Piloto. Os carros levavam passageiros da via W3 e da Rodoviária para cidades como Planaltina, Sobradinho e Santa Maria. Os responsáveis foram multados em R$ 2 mil a R$ 5 mil, e tiveram os veículos apreendidos para o pátio do Departamento de Trânsito (Detran).
Segundo o DFTrans, todos os flagrados fazendo transporte pirata eram reincidentes na infração. A Polícia Militar ainda multou os motoristas por irregularidades adicionais, como desrespeito à obrigação do uso do cinto de segurança. Os passageiros que estavam nas vans foram desembarcados, e receberam de volta o dinheiro da passagem.
De acordo com o encarregado pelo combate ao transporte pirata no DFTrans, Pedro Jorge Brasil, a ordem é combater o crescimento das lotações na época de fim de ano. "Hoje (ontem), começa o fim da pirataria no DF. Já vínhamos fazendo monitoramento com o Batalhão de Trânsito da PM há dias e mapeamos os pontos em que as vans circulam", ressaltou Pedro.