A medida adotada pelo Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF) no terceiro dia de intervenção no Eixo Monumental teve um resultado positivo, segundo o órgão. Ontem, o maior engarrafamento registrado, tanto na Via S1 quanto na Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig) e na 1; Avenida do Sudoeste, foi de 500 metros, enquanto na última terça-feira as imagens do helicóptero do departamento mostraram um congestionamento que chegou a três quilômetros de extensão.
Diante do observado ontem, o Detran manterá algumas situações e vai fazer pequenas alterações apenas no tempo verde dos semáforos. Aém disso, estenderá a intervenção por mais meia hora, das 6h30 às 9h30. A cada 15 minutos, a partir das 7h55, haverá uma redistribuição de tempo livre dos sinais. ;Dessa hora até as 9h30, vamos retirar 50 dos 60 segundos de sinal verde da Via S1 para as secundárias, que são a Epig, a 1; Avenida do Sudoeste e a saída da N1 para a S1;, explicou o diretor de Policiamento e Fiscalização do Detran, Nelson Leite. Entre as 6h30 e as 7h40, o tempo livre dos semáforos da S1 será de 260 segundos e, das secundárias, de 60 segundos. Enquanto que das 7h40 às 7h55, a S1 terá menos 50 segundos de sinal verde, tempo que será dividido entre as outras duas pistas.
Reclamações
Mesmo com a boa avaliação do departamento, alguns motoristas que passaram, no horário de pico, entre a Catedral Rainha da Paz e o prédio do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), e também pelas vias secundárias, reclamaram do experimento, que faz parte do Programa de Intervenção e Fluidez no Trânsito do Detran. O administrador de redes Luciano Soares, 32 anos, saiu de casa, no Guará, preparado para enfrentar as mudanças no trânsito. ;Fiquei sabendo ontem (terça-feira) sobre essa intervenção. Percebi que o tempo que levei do fim da Epig para a S1 ainda continuou longo;, avaliou.
Assim como Luciano, o autônomo Edmilson Carvalho dos Santos, 32 anos, calculou que o tempo que levou para fazer o mesmo trajeto, de Águas Claras ao Eixo Monumental, foi mais longo e cansativo. ;Por enquanto, no trecho da Epig, foi bem pior do que os outros que passei hoje (quarta-feira). Mas espero que esse teste do Detran dê certo;, contou o morador de Águas Claras.
Equilíbrio
Nelson afirmou que, em determinados momentos, antes do aumento do tempo verde do sinal da Epig, o trânsito da pista teve retenções. ;Em certa hora, é razoável essa retenção na Epig. Ontem (terça-feira), quando não tinha mais tempo de sinal verde para a via, percebemos que realmente houve um engarrafamento maior;, avaliou o diretor de Policiamento e Fiscalização do Detran. Nelson acredita que o problema foi corrigido porque houve um equilíbrio no tratamento de cada trecho.
Ainda na Estrada Parque Indústrias Gráficas, uma medida foi adotada para que o fluxo de carros corresse mais livremente. O primeiro retorno de quem vem do Eixo Monumental foi fechado para que os condutores que seguem sentido S1 não fossem prejudicados. ;Muitos fazem esse retorno para o Ministério Público, o que causaria transtornos;, esclareceu Nelson. Outra decisão tomada pelo Detran para que não houvesse na Epig o mesmo transtorno de terça-feira foi o aviso deixado na altura da Octogonal, orientando os motoristas a utilizar o Parque da Cidade como via alternativa para quem quer chegar à S1. ;Boa parte dos condutores aderiram à sinalização, o que diminuiu a retenção na Epig;, contou Nelson. A indicação e o fechamento do primeiro retorno da pista que passa pelo Setor de Indústrias Gráficas serão mantidos hoje, bem como o bloqueio da passagem entre o Memorial dos Povos Indígenas e o Memorial JK.