Os maiores prejudicados pelo Programa de Intervenção e Fluidez no Trânsito foram os motoristas que subiam a via N1 em direção à Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia). Quem pretendia pegar o retorno, na altura do Memorial JK, foi impedido pelo bloqueio e teve de retornar apenas na Praça do Cruzeiro. A pista de acesso ficou congestionada com o aumento do fluxo de carros, o que provocou uma fila em duas faixas da via N1 que se estendeu até o Palácio do Buriti. O transtorno só terminou quando os bloqueios foram retirados e os sinais, religados.
A funcionária pública Adriana Tostes, 40 anos, moradora do Lago Sul, foi surpreendida pelo bloqueio que impediu a entrada no retorno que usa todos os dias para ir ao trabalho. ;É típico do Detran entrar no meio e atrapalhar todo o trânsito. Não tem o menor sentido;, reclamou a motorista. Devido ao sinal da Praça do Cruzeiro, que fecha por três minutos e abre por somente um, Adriana diz ter perdido 15 minutos apenas no retorno. ;Está todo mundo parado e o trânsito, mais engarrafado do que sempre esteve. Acho que o teste já morreu no primeiro dia;, avaliou.
Diariamente, o retorno do Memorial JK já causa transtornos aos motoristas. Mas quem usa o acesso com frequência garante que a mudança não agradou. O lavador de carros Juvenal Marialdes, 30 anos, faz o trajeto para o Setor de Indústrias Gráficas (SIG) todos os dias e perdeu meia hora com o bloqueio. ;É uma bagunça, não vai resolver nada. Quando o retorno de lá está muito cheio, a gente sobe aqui na praça, mas agora está todo mundo aqui e já tenho meia hora de atraso;, protestou Juvenal.
Paciência
De acordo com o Detran, o objetivo principal da intervenção é a fluidez da via S1, sentido mais prejudicado pelo trânsito matinal. ;Queremos resolver um problema do cotidiano. O motorista sente todo dia esse gargalo na altura da Catedral Rainha da Paz. Os reflexos nas vias adjacentes são esperados e o retorno do Memorial vai permanecer fechado justamente porque estamos eliminando os cruzamentos;, esclareceu o chefe do Núcleo de Policiamento e Fiscalização de Trânsito (Nupol) do Detran, Nelson Leite. ;Os motoristas que vêm em outros sentidos vão sentir esse tipo de dificuldade. É preciso mais paciência ou buscar outra alternativa para não cruzar a avenida nesse horário;, aconselhou.
Além de causar dor de cabeça em quem faz o retorno no Eixo Monumental depois da Praça do Buriti, as mudanças previstas para hoje devem prejudicar também quem procura o acesso à via S1 por meio da 1; Avenida do Sudoeste e da Estrada Parque Indústrias Gráficas (EPIG). As duas vias terão o tempo do sinal vermelho aumentado. Segundo Nelson Leite, essas medidas ainda podem ser modificadas novamente. ;A gente já esperava que todas as estratégias poderiam não ter sucesso. A intervenção será a menor possível. Vamos ver se vai surtir o efeito esperado sem prejudicar muito o pessoal que sai do Sudoeste e do SIG;, ressaltou o chefe do Nupol.
Para o doutor em engenharia de transportes José Leles, prejudicar parte do trânsito para beneficiar determinada via não é uma boa solução para o trânsito de Brasília. ;Quem determina qual dos dois precisa ter preferência? Se o volume é muito grande, o Detran teria de expor um estudo técnico de quais são os problemas para ver se justifica a prioridade;, apontou o especialista. Segundo Leles, o maior erro do sistema de trânsito são as tentativas de mudanças pontuais em substituição às medidas mais duradouras. ;Essa intervenção depende da fiscalização, e eles não podem fazer isso pelo resto da vida. Se não há capacidade para suportar o fluxo, não há solução a não ser criar caminhos alternativos;, explicou.
Opinião do internauta
Leitores do Correio comentam as interferências no trânsito do Eixo Monumental:
William Torres
;Achei péssima a intervenção. O trânsito, que já é ruim, piorou mais ainda. Para variar, sempre que o Detran interfere piora e muito o fluxo dos veículos.;
Francimario Bezerra Lourenço
;Detran, não adianta somente desviar o trânsito, é preciso que se tenha uma visão holística. Por exemplo: não há sincronização entre os quatro semáforos da Rodoviária do Plano Piloto, ou seja, você passa por um ou dois e termina ficando retido no seguinte.;
José Maria Camargo
;Valeria a pena se todos os retornos fossem bloqueados, pois no momento que passei eles ainda estavam abertos e ficou complicado o trânsito. Quem pegava o retorno em frente ao Memorial JK para ir para o Sudoeste tinha que entrar na cara e na coragem e ficou confuso. O retorno será no viaduto do Setor Militar Urbano?;
Arthur Goulart
;Um trecho que eu fazia normalmente em cerca de 10 minutos demorei mais de 25 por causa da intervenção. Belo trabalho, hein? Basta usar um pouco a cabeça para saber que não daria certo.;
Ricardo Neves
;A construção de alças de desaceleração e aceleração facilitaria muito. Creio que não fere o tombamento, pois o mesmo Eixo Monumental possui locais com a citada alça. Também deveria ter nas paradas de ônibus.;