Jornal Correio Braziliense

Cidades

Mutirão do Detran atende 421 condutores

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) realizou, neste sábado (10/12), o segundo mutirão de dezembro para atender motoristas que precisavam regularizar processos de transferência dos veículos ou resolver questões como a emissão de segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). O serviço foi prestado na unidade do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA). Uma enorme fila de carros se estendeu pelo acostamento da Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig) e muitos motoristas aguardaram por mais de quatro horas até serem atendidos.

Foi o caso do arquiteto Breno Teixeira, 27 anos. Para fazer a vistoria do carro que comprou há duas semanas, ele chegou ao local às 7h. ;Não tenho outro dia para resolver essa burocracia. A ideia do mutirão é bem-vinda, mas falta organização. Fiquei no acostamento da Epig a manhã inteira sem qualquer orientação dos atendentes do Detran. Acho que o cidadão merece mais consideração. Pagamos impostos caros e não temos uma contrapartida, um serviço ágil;, reclamou. O arquiteto sugere que o órgão disponibilize atendimento fora do horário comercial de segunda a sexta-feira. ;Como fica o cidadão que trabalha e não pode sair no meio do expediente para resolver essas questões?;, argumentou.

A dona de casa Aurelúcia Alves de Lucena, 56 anos, e o comerciante Urbano Guimarães, 51, estavam irritados. ;O GDF não tem oferecido um bom serviço para os brasilienses. Gastar parte do dia esperando em filas virou rotina quando necessitamos de qualquer atendimento prestado pelo governo. Hoje (ontem), ficamos das 8h ao meio-dia no acostamento aguardando para regularizar nossa situação;, reclamou Aurelúcia. ;Compramos esse automóvel há 40 dias e não conseguíamos fazer a vistoria porque tivemos problemas no BRB e na Secretaria de Fazenda por conta da baixa de um documento que estava pago;, completou Urbano.

O diretor de Controle de Veículos e Condutores (Dircon), Déltimo Evangelista, explicou que o mutirão foi realizado para desafogar o atendimento nos dias úteis. ;Atendemos 421 condutores e fizemos 380 vistorias. Trabalhamos em um plantão com 22 atendentes. O problema é que a demanda realmente aumenta no fim do ano, quando o brasiliense troca de automóvel, mas todos que aguardaram foram atendidos;, garantiu o servidor do Detran.

Déltimo recomenda que os motoristas coloquem os documentos em dia antes das festas de fim de ano e das férias. ;Na segunda-feira, faremos um levantamento para avaliar a realização de um terceiro mutirão no próximo sábado. Se necessário, atenderemos também na noite da próxima quarta-feira para a emissão de segunda via do DUT e transferência de propriedade;, adiantou.