Jornal Correio Braziliense

Cidades

Parque Olhos D'Água deve ser ampliado com área de sete hectares

O Parque Olhos D;Água será ampliado, depois da reivindicação da comunidade. A proposta é que o local de lazer ganhe uma área de sete hectares, situada entra as superquadras 212 e 213 da Asa Norte. Isso representa 33% a mais na área total da unidade de conservação ; que hoje possui 21 hectares. O ofício foi assinado nesta sexta-feira (2/12) pelo governador do Distrito Federal Agnelo Queiroz.

A expansão integra as ações do programa Brasília, Cidade Parque, desenvolvido pela Semarh e Ibram com o objetivo de criar novas unidades de conservação e melhorar a estrutura e a preservação daquelas já existentes. Os dois locais serão ligados por uma passagem subterrânea sob a via L1. A nova área também receberá infraestrutura, como ciclovias e pontos de encontro comunitários.

A área a ser incorporada era destinada a uma projeção comercial desde 2000. Como o local é composto por nascentes, o governador entendeu que a área seria melhor destinada se fosse incorporada ao parque. De acordo com informações divulgadas pela Agência Brasília, o GDF indenizará o proprietário. ;Essas negociações ficarão a cargo da Terracap. E as projeções da Universidade de Brasília (UnB), também na área, serão realinhadas para que não atinjam as nascentes;, destacou Agnelo.

O Instituto Brasília Ambiental deve oficializar a proposta do novo projeto nos próximos dias.