O Corpo de Bombeiros do Distrito Federal recebeu nesta sexta-feira (2/12) duas aeronaves que vão auxiliar o combate aos incêndios florestais. Cada avião, modelo Airtractor AT 802 F, tem capacidade para transportar até três mil litros de água. As aeronaves custaram cerca de R$ 4 milhões aos cofres públicos. Uma delas já foi utilizada pelos Bombeiros no combate ao fogo que destruiu grande parte da vegetação do DF, durante os 102 dias em que a cidade foi castigada com as chamas.
De acordo com o governador Agnelo Queiroz (PT), "somente o DF tem aeronaves tão modernas no combate ao incêndio florestal". Ele disse ainda que os aviões "vão fazer a diferença no serviço de combate, para que não se perca nem flora e nem fauna, durante os incêndios. É o equipamento mais moderno e eficiente que há no mundo".
De janeiro a 12 de setembro deste ano, 21,9 mil hectares (o equivalente a quase 22 mil campos de futebol) de área verde foram consumidos pelo fogo. Deste total, 11,9 mil somente em quatro dias. No ano passado, foram 8,2 mil hectares. O maior estrago foi na Floresta Nacional (Flona), que perdeu 70% da vegetação, o que representa 6,5 mil hectares dos quase 10 mil de área total.