A chuva de ontem foi suficiente para que uma série de acidentes ocorresse nas primeiras horas do dia em todo o Distrito Federal. O Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTrans) calculou que pelo menos 25 colisões foram registradas. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a quantidade de água chegou a 28mm e atingiu 11% do volume de precipitação previsto para todo o mês, que é de 246mm.
Por volta das 9h30, dois ônibus se chocaram embaixo do viaduto que dá acesso ao Setor Policial Sul. Cada coletivo estava com cerca de 40 passageiros. Oito dos ocupantes precisaram ser levados pelo Corpo de Bombeiros para o Hospital de Base (HBDF) com ferimentos leves. Uma das faixas ficou interditada até o término da perícia da Polícia Civil.
De acordo com um dos motoristas dos ônibus, Ezequias de Carvalho, 32 anos, dois carros de passeio tentaram ultrapassar o coletivo da frente, conduzido por Rufino Guerra, 65. ;Por isso, Rufino precisou frear e não deu tempo de eu parar totalmente;, contou. O sargento Flaubisney Martins Santos, do 1; Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), atendeu à ocorrência da colisão. Segundo ele, o número de acidentes que ocorreram na manhã de ontem foi maior do que o normal. ;Eu já atendi a outros três somente até as 10h, todos por conta da chuva;, disse o militar.
Também houve acidentes de trânsito em Taguatinga. Por volta das 11h, dois pedestres por pouco não foram atropelados enquanto passavam pela faixa destinada a eles, em frente ao Taguaparque. Regina Consuêlo Martins, condutora do Mégane preto placa JHS-6008/DF, teria freado bruscamente no momento em que foi surpreendida pelos dois rapazes atravessando o local. O veículo parou depois da faixa, pois um caminhão-guincho placa JGJ-9230/DF colidiu na traseira do carro. De acordo com o batalhão de Polícia Rodoviária, chovia pouco no momento do acidente, mas a pista estava molhada. Regina foi levada pelo Corpo de Bombeiros para o Hospital Regional de Taguatinga (HRT), mas não se feriu com gravidade.
Os brasilienses devem se preparar. Pelo menos até domingo, os dias serão de chuva. Hoje, o tempo começará com o céu encoberto e previsão de pancadas de chuvas e trovoadas. Os termômetros devem chegar aos 24;C e a umidade, a 95%. A quantidade de precipitações em novembro superou a média prevista pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O volume de água nos 31 dias somou 333mm e ficou 44% acima do esperado, que era de 246mm.