Jornal Correio Braziliense

Cidades

Agentes de reintegração social decidem entrar em greve a partir de sábado

Após a manifestação que interrompeu as seis faixas do Eixo Monumental em frente ao Palácio do Buriti na tarde desta terça-feira (22/11), os agentes de reintegração social decidiram entrar em greve por tempo indeterminado a partir de sábado (26/11). Uma reunião entre representantes do GDF e dos agentes chegou a ser proposta ao fim do protesto, mas não aconteceu.

Agentes do Centro de Atendimento Juvenil Especializado (Caje), do Centro de Internação de Adolescentes Infratores (Ciago) e do Centro de Integração de Adolescentes de Planaltina (Ciap) participaram da manifestação que interrompeu o fluxo de carros por cerca de uma hora.

Segundo um agente do Caje, que preferiu não se identificar, o Centro tem capacidade para 180 internos e comporta aproximadamente 400 jovens. Na opinião dele, a falta de funcionários e condições de trabalho pode gerar uma grande tragédia. "Quartos com capacidade para dois jovens abrigam seis. No módulo 6, maiores de idade sentenciados dividem quarto com menores.", denunciou. Agentes também alegaram ter encontrado ratos, baratas, escorpiões e até uma cobra coral dentro de um dos módulos.

[SAIBAMAIS]A categoria reivindica mais proteção, treinamento e nomeações. Para eles, há problemas na gestão e falta de preparo. A gota d;água que teria motivado a manifestação foi a morte de dois internos. Uma comissão foi proposta para resolver o problema.