Brasília ; As propostas que os brasilienses encaminharão à 2; Conferência Nacional Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais (LGBT) estão sendo discutidas e serão aprovadas neste domingo (20/11) em um encontro que foi aberto ontem (19) pela Secretaria de Justiça (Sejus) do Distrito Federal. O tema da conferência é Por um País e um Distrito Federal Livres de Pobreza e Discriminação: Promovendo a Cidadania LGBT.
No fórum distrital;, estão sendo avaliadas diretrizes para implementação de políticas públicas direcionadas ao enfrentamento à violência, à discriminação e à impunidade contra a população LGBT, além de garantir o respeito aos direitos humanos e à cidadania deste grupo em todo o país.
Segundo o coordenados de Diversidade Sexual da Sejus, Robson Cândido, nas discussões, procura-se delinear políticas públicas que atendam da melhor forma à população LGBT. ;Queremos ter mais voz, mais visibilidade. Existem vários problemas causados pelos preconceito velado que acabam passando despercebidos pelo governo;, afirmou.
Ações nas áreas de educação, segurança pública, trabalho, cultura, direitos humanos, meio ambiente e turismo estão entre as propostas avaliadas pelos conferencistas em Brasília. O evento recebeu, ao todo, 260 propostas referentes a diversos segmentos para discussão. Cinco ou seis políticas de cada tópico serão aprovadas e sugeridas no relatório final que serão.
;Nossas problemáticas precisam ser discutidas com mais atenção. O Distrito Federal também está nessa luta junto com os outros estados para a realização de políticas públicas que atendam nossas reivindicações;, concluiu Robson Cândido.