Jornal Correio Braziliense

Cidades

Feriado prolongado ainda reserva boas opções de lazer para os brasilienses


No feriado prolongado da Proclamação da República, os brasilienses que ficaram no DF ou as pessoas que vieram de outros locais para passar o dia de folga na região aproveitaram para curtir os espaços de lazer da capital federal. O tempo fechado durante a manhã de ontem e o vento forte podem ter afastado alguns visitantes, bem como a chuva que caiu à tarde.

O Zoológico de Brasília, que geralmente fecha as portas às segundas-feiras para manutenção, esteve aberto em horário normal ontem. Gabriel Terra, 3 anos, aproveitou o dia para conhecer o que chama de ;os gatinhos; do Zoo. ;É um passeio que a gente gosta de fazer para aproveitar os feriados. Ele adora os gatinhos, como diz, ou o leão, os tigres e as onças;, conta a mãe de Gabriel, a auxiliar administrativa Luciene Santos, 33 anos.

Para a vendedora Juliana Marques Dutra, 23 anos, mãe de João Guilherme, 5, o zoo é uma ótima opção para toda a família. ;A gente não tem muita variedade para passear com as crianças;, reclama. ;Gosto de cavalos e onças;, entusiasma-se o menino. Mesmo com o movimento razoável no local, principalmente na ala dos felinos, a plantonista do Zoológico, Beatriz Carvalho, disse acreditar que o tempo fechado tenha feito alguns brasilienses preferirem ficar em casa. ;Normalmente, o pessoal que vem mais cedo gosta de fazer piqueniques, mas o movimento maior é à tarde.;

A criançada também se divertiu no Parque da Cidade, outra boa opção para o feriado. A gerente de vendas Tayla Camila Nascimento, 23 anos, permitiu à filha, Luna, 4, escolher o programa do dia. ;Nós íamos para o clube, mas vimos as nuvens no céu. Aí ela pediu para vir ao parque e nós topamos.; O pai de Luna, o funcionário público Ricardo Gomes de Merícia, 42, montou o slackline ; atividade cujos praticantes se equilibram em cima de uma fita de 2,5cm de largura por 5m de comprimento amarrada em dois pontos fixos ; e fez a diversão das crianças.

Além das atrações usuais, como o Parque Ana Lídia, que ontem esteve cheio, o Parque da Cidade abriga a Feira do Livro de Brasília, que é um dos programas culturais possíveis no feriado prolongado. Aberta das 10h às 22h diariamente, a programação de hoje inclui contação de histórias, oficinas de penteado com tranças e automaquiagem, de biscoitos finos artesanais (natalinos), espetáculos infantis, palestras e leituras.

Comércio
Quem quiser aproveitar o dia para fazer as primeiras compras de Natal deve se preparar para enfrentar movimento, pois o comércio estará aberto. Os shoppings funcionarão em horário semelhante ao dos domingos: das 14h às 20h. Já as lojas de rua, de acordo com o Sindicato dos do Comércio Varejista do DF (Sindvarejista), podem definir o próprio horário de funcionamento. Somando os dois setores, o DF tem 28 mil lojas à disposição.

A Água Mineral, do Parque Nacional de Brasília, também pode atrair quem está na cidade. No fim da manhã de ontem, mesmo com o tempo fechado, havia uma fila de carros nos portões do local, que, àquela hora, registrava que aproximadamente 800 pessoas já haviam entrado. A professora Terezinha Rejane Santos, 38 anos, reuniu a família e formou um grupo de 12 pessoas para aproveitar a folga. Eles elegeram a Água Mineral a melhor pedida para o dia. ;A gente vem de duas a três vezes por ano. Mas está todo mundo esperando o clima melhorar. Quando saímos de Taguatinga, o sol estava alto;, contou.

De acordo com as previsões, é provável que o céu fique nublado e caiam pancadas de chuvas e trovoadas isoladas durante o dia. A temperatura máxima prevista é de 28; C, enquanto a mínima é de 18; C. ;O clima vai estar instável, com períodos encobertos, ou seja, nublado a maior parte do tempo e, em alguns períodos, o tempo vai fechar. O sol deve sair, aquecer um pouco e logo some de novo;, lembra Mamedes Luis Melo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).