Jornal Correio Braziliense

Cidades

Moradores do DF fazem teste e recebem orientações sobre o diabetes


Às vésperas do Dia Mundial do Diabetes, na próxima segunda-feira (14/11), quem passou hoje (12) pela Rodoviária do Plano Piloto, na região central de Brasília, teve a oportunidade de verificar o nível de glicose no sangue e receber orientações sobre alimentação e cuidados com a doença.

Com sintomas comuns de quem tem diabetes, como sede excessiva e necessidade frequente de urinar, além de estar acima do peso, o supervisor de distribuição Alexandre Diniz Alves, 41 anos, confirmou o que suspeitava ; estava com o nível de glicose acima do normal. ;Agora vou procurar me tratar;, disse, depois de fazer um exame e conversar com especialistas.

A endocrinologista e coordenadora do Programa de Educação e Controle de Diabetes do governo do Distrito Federal (DF), Hermelinda Pedrosa, explicou que há outros sintomas, além dos citados por Alves, que devem ser observados com atenção: concentração de gordura na circunferência abdominal, fraqueza, visão embaçada, dores e formigamentos nas pernas e nos pés, infecções frequentes e feridas de difícil cicatrização. Fumantes e sedentários também devem ficar atentos, porque o risco de ter a doença é maior.

;Estamos aqui para alertar a população de que o diabetes é uma doença prevenível. Com alimentação saudável e atividade física regular é possível reduzir em mais de 58% o risco de ter a doença;, enfatizou a médica. Ela destacou ainda que o diabetes é uma doença séria, que mata uma pessoa a cada oito segundos e leva à amputação de três pacientes por minuto, no mundo.

Em Brasília, na próxima segunda-feira, o Dia Mundial do Diabetes será lembrado com uma iluminação especial na Catedral de Brasília, a partir das 20h. O símbolo da campanha é um círculo azul e representa a união contra a doença.

Em 2007, a Organização das Nações Unidas aprovou resolução fixando o dia 14 de novembro como Dia Mundial do Diabetes. A data foi escolhida para lembrar o nascimento do cientista canadense Frederick Banting, que, juntamente com Charles Best, teve a ideia que levou ao descobrimento da insulina, em 1922.

A Secretaria de Saúde do DF lembra que Educação e Prevenção do Diabetes é o tema do dia mundial para o período de 2009 a 2013. Em nota, o órgão alerta que ;o diabetes não discrimina homens, mulheres, jovens, adultos, pobres e ricos;.

O evento de hoje na rodoviária foi promovido pela Associação de Diabéticos de Brasília com o apoio da Sociedade Brasileira de Diabetes - Regional Distrito Federal, da Secretaria de Saúde e Universidade Católica de Brasília (UCB).