Ao criar um banco de dados sobre a capital da República, o historiador e jornalista Adirson Vasconcelos lançou a proposta de tornar a história de Brasília mais acessível aos brasileiros. A partir de agora, estudantes, pesquisadores, professores e a sociedade em geral terão acesso a uma fonte confiável de busca para desenvolver trabalhos ou mesmo aprender um pouco sobre o processo que culminou na criação da cidade no Planalto Central.
De todas as obras publicadas por ele ; cerca de 40 livros ;, 22 foram selecionadas para compor a base das pesquisas. A partir desses exemplares, alguns com até mil páginas, foram criados dois tipos de índice para busca: um onomático, ou seja, com nomes; e outro remissivo, com assuntos de Brasília, como o Lago Paranoá. O banco de dados, intitulado ;Nomes que fizeram e fazem a história de Brasília;, estará disponível ao público a partir da próxima semana, no site www.adirsonvasconcelos.com.br. Paralelamente ao lançamento, haverá a publicação de um livro homônimo, pela editora Thesaurus. Nesse trabalho, será replicado todo o conteúdo disponível no ambiente eletrônico.
Segundo Adirson, o trabalho minucioso de construção dos índices durou mais de um ano. ;Muitas pessoas ajudaram a fazer desse banco realidade. Inicialmente, tivemos que sublinhar todos os trechos dos livros que faziam referência à cidade para, mais tarde, digitalizar isso e transferir para o site;, conta. ;A ideia surgiu porque muitas pessoas me procuravam relatando ter bastante dificuldade de pesquisar sobre Brasília. A partir daí, tive uma conversa com a editora e resolvemos começar a montar essa ferramenta.;
Economia de tempo
Se antes uma pessoa gastava cerca de uma hora para folhear um livro e encontrar um trecho que mencionasse algo sobre a história da capital da República, com o banco de dados criado por Adirson e a editora Thesaurus, basta um clique para navegar por um conteúdo vasto sobre o assunto. Utilizar a ferramenta é simples: na área de busca, o internauta escreve o nome ou assunto pelo qual procura. Em seguida, o sistema gera uma lista de livros e páginas referentes ao objeto procurado.
Entre os vários assuntos abordados nos livros do historiador, destacam-se a interiorização da capital, a construção de Brasília e o pioneirismo. As figuras de Juscelino Kubitschek e Assis Chateaubriand são recorrentes nos trabalhos do historiador. Alguns dos seus livros, inclusive, são dedicados exclusivamente a essas duas personalidades da história candanga.
;Esse trabalho de gigante envolveu, principalmente, três pessoas. Elas faziam a seleção dos capítulos, eu revisava. Não foi fácil;, detalha. ;Aqueles que não quiserem ou puderem usar a internet vão ter opção também. Por isso, decidimos fazer um livro.; Adirson dedica a obra aos familiares e a um de seus companheiros de trabalho, o fotógrafo Eduardo Roberto Stuckert, já falecido.
Tiradentes também é citado por Adirson ao longo de seus escritos. Segundo ele, a história de Brasília começa com esse vulto, considerado o mais expressivo representante do civismo. ;Ele foi o primeiro a pensar na transferência da capital do litoral para o interior, pensando exatamente no desenvolvimento. Mas claro que ele não pensava nesse local como morada para Brasília. Naquela época, ele imaginava São João Del Rey. Mais tarde, veio Juscelino para concretizar essa interiorização. Na minha opinião, são esses os dois grandes momentos da história da cidade, e isso eu trago em meus livros;, resume.
Três perguntas para
ADIRSON VASCONCELOS
Qual a utilidade do banco de dados?
Deixar mais acessível a pesquisa sobre a história de Brasília. Pessoas me relatam muita dificuldade em buscar informações sobre personalidades e pontos da capital. Por exemplo, a Ermida Dom Bosco. Nos meus livros, trago assuntos como esse, desde as raízes. Por isso, resolvi fazer esse banco de dados disponível a todas as pessoas.
O senhor tem um grande acervo sobre Brasília. O que pode ser destacado nesse material?
O meu acervo está em um prédio de dois andares, em uma chácara. Para fazer reportagens, livros sobre Brasília, eu tinha que ter uma documentação. Então, recolhia papéis importantes e os guardava. Está tudo catalogado. Tenho filmes, fotografias. Aliás, guardo 5 mil negativos com imagens da cidade, além de slides. Algumas fotos fui eu que fiz; outras, alguns fotógrafos me deram. Sempre tive essa paixão por essa arte.
O senhor acompanhou todo o desenrolar da história de Brasília. Conte um pouco dessa experiência.
Os meus livros têm ligações uns com os outros justamente porque tive o privilégio de presenciar várias fases da cidade, desde que cheguei para cobrir a primeira missa aqui. Mostro Brasília antes da edificação até a fixação. Também relato influências na arquitetura, na escultura e as consequências da mudança da capital para cá. Além disso, fiz questão de exaltar os pioneiros, que tiveram grande importância para a consolidação da cidade. Essa obra é composta por dois volumes grandes, onde trago vários nomes. Hoje, se tentassem fazer um livro assim, ele teria poucas páginas, porque a maioria deles já morreu. A obra foi feita na hora certa.
Perfil
O cearense José Adirson Vasconcelos tem várias graduações. Cursou história, direito, jornalismo e administração. Veio para a capital da República na década de 1950 para cobrir a primeira missa em Brasília, pelo jornal Correio do Povo, de Recife. A partir daí, encantou-se pela cidade e decidiu se instalar aqui. Sobre Brasília, escreveu vários livros. Foi diretor de Redação do Correio Braziliense de 1966 a 1968.
Alguns destaques
O homem e a cidade
A obra, de 72 páginas, foi reeditada ao completar
40 anos. Traz informações sobre as origens sociopolíticas, de planejamento estratégico e urbanístico sobre
o projeto
de Brasília.
As cidades-satélites de Brasília
Publicado em 1988, traz informações sobre Taguatinga, intitulada Cidade Progresso; Ceilândia, chamada de Terra de Poetas e Cantadores; e Núcleo Bandeirante, o berço de Brasília.
Os pioneiros da construção de Brasília
Com mais de mil páginas ilustradas, o livro levou 30 anos para ser publicado. Traz nomes de homens e mulheres que viveram na cidade e ajudaram a construir sua história.
Brasil, capital Brasília
Três dimensões da história da capital, com prévia na figura de Tiradentes.
A história da maçonaria em Brasília
Informações sobre todas as lojas maçônicas de Brasília.
Efemérides ;As grandes datas de Brasília e JK
Fruto de 53 anos de pesquisas, o livro, de mais de mil páginas, é considerado uma enciclopédia da história de Brasília e de seu fundador, Juscelino Kubitschek de Oliveira.