Jornal Correio Braziliense

Cidades

Brasília é escolhida para sediar as Olimpíadas Escolares Mundiais em 2013

Brasília foi escolhida pela International School Sport Federation (ISF) como sede das Olimpíadas Escolares Mundiais (Gymnasiade) de 2013. A competição, realizada a cada quatro anos, reúne em média 2 mil atletas de 14 a 17 anos de 45 diferentes países. Serão realizadas provas de atletismo, natação e ginásticas artística e rítmica.

A escolha da cidade ocorreu durante a última reunião do Comitê Executivo da ISF, realizada no início deste mês. Brasília venceu, por 10 votos a sete, a disputa com Palma de Mallorca, na Espanha. A capital será a primeira cidade das Américas a sediar o evento.

Segundo o governador Agnelo Queiroz, a capital está vivendo a década dos esportes, pois a Gymnasiade se une a vários grandes eventos como a Copa do Mundo de 2014, a das Confederações de 2013, a América de 2015 e o futebol masculino e feminino nas Olimpíadas de 2016. Agnelo acrescentou que todos estes eventos irão potencializar o desenvolvimento social e econômico e gerar oportunidades para a cidade.

O secretário de Esportes, Célio René, destaca que as Olimpíadas Escolares Mundiais serão muito importantes para incentivar a prática desportiva entre crianças e jovens estudantes. Na avaliação do secretário de Turismo do DF, Luís Otávio Rocha Neves, as Olimpíadas Escolares também contribuirão para qualificar ainda mais Brasília como sede de grandes eventos internacionais.

Poderão participar do evento os atletas regularmente matriculados nos ensinos fundamental e médio, e devidamente autorizados pela federação escolar de cada estado.