Começou na última segunda-feira, e vai até a próxima semana, a aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), envolvendo cerca de 6,2 milhões de estudantes de 70 mil escolas públicas e particulares do país. O Saeb é promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) do Ministério da Educação, para análise da qualidade do sistema educacional brasileiro.
A cada dois anos, são aplicadas provas a alunos do 5; e 9; ano e do ensino médio. O Inep não divulgou o número de estudantes brasilienses que estão sendo avaliados. O resultado da prova sai em julho de 2012. Mesmo com a participação sendo optativa, as escolas do DF se esforçam para atingir boas notas. É o caso do Centro de Ensino Fundamental 5 (CEF 5), localizado na 408 Sul. Dos estabelecimentos que oferecem ensino fundamental, a unidade educacional está entre as quatro com melhor pontuação nas três últimas edições do Saeb. Na sala dos professores, há um quadro com os últimos dados para lembrar a importância da avaliação.
A diretora do CEF 5, Muria Lopes, afirma que a comunidade escolar incentiva os alunos a testarem seus conhecimentos. ;Eu diria que 97% dos alunos fizeram a prova hoje (ontem). Nosso papel é de conscientizar. Além de divulgarmos os resultados, os professores trabalham em sala de aula com o banco de questões que o Ministério (da Educação) oferece;, ressalta.
O Saeb inclui dois sistemas de exames. Um deles é a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc), conhecida como Prova Brasil, voltada para as redes públicas estadual, municipal e federal da área rural e urbana. Todas as escolas com no mínimo 20 alunos matriculados no 5; e 9; ano devem aplicar a prova. O outro é a Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb ), da qual participam apenas parte dos estudantes das séries avaliadas. Os colégios são sorteados a partir de um plano amostral. Por ser complementar à Anresc, ela inclui escolas públicas com 10 a 19 alunos de 5; e 9; ano, rede privada e 3; ano do ensino médio.
Apesar de as escolas particulares serem contempladas, o número é baixo se comparado às públicas. Dos 70.140 colégios, apenas 1.900 são da rede particular. O conteúdo de ambas as provas se restringe às disciplinas de língua portuguesa e de matemática, e tem o foco na leitura e resolução de problemas. Segundo a assessoria do Inep, a inclusão de outros assuntos relacionados às diretrizes curriculares está sendo estudada por pesquisadores especializados.
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São duas horas e meia de provas. Os alunos do 5; ano respondem a 22 questões de português e 22 de matemática, enquanto os estudantes do 9; ano e do ensino médio enfrentam 26 itens de cada matéria. Além das duas horas e 30 minutos de prova, os alunos preenchem um questionário socioeconômico, com 44 questões. Professores e diretores fornecem dados demográficos, sobre perfil profissional e condições de trabalho, e os aplicadores de prova do Inep respondem a itens de infraestrutura, acessibilidade, recursos pedagógicos e humanos da escola. Os questionários servem para caracterizar os alunos, os educadores e as instituições de ensino.
Alunas do 9; ano do CEF 5, Jaqueline Marques, 14 anos, e Tarciana Braga, 15, disseram que a prova não tem um alto nível de dificuldade. ;Foi bem tranquilo, tinha mais coisa que aprendemos antes, no 7; ano. Uma professora de geografia já usava esse modelo de prova, com gabarito. Só tem que prestar atenção para não marcar errado;, afirma Tarciana.
Este ano, o Saeb conta com uma edição especial da Prova Brasil. Os 328 municípios brasileiros com menos de 10 matrículas no 5; ano tiveram a oportunidade de participar da avaliação e assim integrar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Estudantes de mais de 250 pequenos municípios aderiram à edição especial.
Combinação
O Ideb é a combinação de dois indicadores educacionais, aprovação e desempenho dos estudantes, medidos pelo Censo Escolar e pela Prova Brasil. O Plano de Desenvolvimento da Educação tem como meta que, até 2022, o Ideb do país para os anos iniciais (1; ao 5; ano) seja 6,0 e para os anos finais (6; ao 9; ano), 5,5. Segundo o Ministério da Educação, essa média corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável ao dos países desenvolvidos.
Desempenho *
Estudantes
5; ano ; 2.296.243 no Brasil
e 29.727 no Distrito Federal
9; ano ; 1.838.367 no Brasil
e 18.666 no DF
Média das notas, referentes às escolas públicas
5; ano ;
Língua portuguesa ; 179,58
no Brasil / 200,93 no DF
Matemática ; 199,52 no
Brasil / 223,31 no DF
Ideb ; 4,4 Brasil e 5,4 no DF
9; ano ;
Língua Portuguesa ; 236,96
no Brasil / 242,87 no DF
Matemática ; 240,29 no
Brasil / 249,36 no DF
Ideb ; 3,7 no Brasil / 3,9 no DF
(*) Dados relacionados à avaliação de 2009