Cinquenta professores de língua inglesa da rede pública vão ter a chance de estudar nos EUA em 2012. Os interessados têm até amanhã (04) para se inscrever no curso de capacitação da University of Oregon, que tem duração de oito semanas.
O resultado da seleção será divulgado no início de dezembro e os selecionados serão divididos em dois grupos. O grupo 1 irá fazer o curso de janeiro a março e o 2, de junho a agosto. O candidato deverá escolher o grupo de preferência na hora da inscrição. Após o retorno ao Brasil, o professor terá duas semanas para concluir o projeto desenvolvido nos EUA.
O programa busca fortalecer a fluência oral e escrita em inglês, compartilhar metodologias de ensino e avaliação que estimulem a participação do aluno em sala de aula e estimular o uso de recursos on-line e outras ferramentas na formação continuada de professores e na preparação de planos de aula. Segundo Luiz Valcouv Loureiro, diretor-executivo da Fulbright, a entidade já recebeu mais de 1.500 inscrições. Não há taxa de inscrição e todas despesas com passaporte e visto serão por conta da Fulbright.
O programa acontece com a parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a Embaixada dos Estados Unidos e a Comissão Fulbright.
Requisitos para candidatura:
- Possuir nacionalidade brasileira e não ter nacionalidade norte-americana;
- Possuir bacharelado ou licenciatura em língua inglesa;
- Ser professor de inglês em exercício, efetivo na rede pública de ensino básico, com estágio probatório concluído;
- Ter concluído a graduação em letras (língua inglesa) após 1995;
- Ter habilidade em inglês;
- Estar residindo no Brasil durante o processo seletivo;
- Não possuir experiência acadêmica e/ou profissional prévia nos EUA.
Benefícios nos EUA:
- Alojamento no campus universitário;
- Alimentação;
- Seguro saúde;
- Passagem aérea de ida e volta;
- Taxas escolares.