Jornal Correio Braziliense

Cidades

Polícia Militar apreende armas de fogo em várias regiões do DF

A Polícia Militar (PMDF) apreendeu cinco armas de fogo em operações realizadas em várias regiões do Distrito Federal nesta segunda-feira (31/10). Os objetos foram encontrados após denúncias de moradores, abordagens a suspeitos e informações repassadas pela Central Integrada de Atendimento e Despacho (Ciade). A polícia descobriu o material nas cidades de Samambaia, Recanto das Emas e Planaltina. As pessoas flagradas com arma de fogo sem a devida autorização para portar o equipamento respondem à Justiça por porte ilegal. De acordo com o delegado da 1; DP, Cleidiomar Ferreira Mendes, se a pessoa flagrada for condenada pela Justiça, pode pegar de um a oito anos de prisão, de acordo com o crime.

Em Samambaia, uma arma calibre 38 foi apreendida (com seis munições) com um grupo que estava em uma quadra de esportes na Quadra 05 da cidade. Segundo a PMDF, a operação aconteceu durante um patrulhamento na região durante a tarde. "De acordo com o sargento Ribeiro, comandante da equipe do Grupo Tático Operacional 31 (Gtop) que agiu no local, uma das pessoas do grupo, menor de idade, disse que era a dona da arma. O garoto foi autuado", informou a polícia.

Na quadra 406 do Recanto das Emas, às 15h, uma equipe da PMDF monitorou uma casa, pois havia uma denúncia de que no local havia um carro roubado. No lote onde supostamente estava o veículo, havia um homem que fugiu em direção a um matagal próximo. Ele foi preso e com ele estava um revólver calibre .22. A PMDF fez uma busca no cadastro de veículos e foi constatado que o carro não era roubado. Ainda na cidade, por volta das 20h, uma lanchonete foi assaltada na quadra 206. A polícia foi acionada e um rapaz foi pego em flagrante com uma arma de fogo. O modelo utilizado pelo assaltante não foi divulgado pela PMDF.

Já em Planaltina, um supermercado foi assaltado na Vila Vincentina por volta das 17h. Os bandidos levaram R$ 300 em um saco de moedas. Testemunhas informaram a policiais as características dos assaltantes e pouco tempo depois dois homens foram encontrados. Os rapazes, menores de idade, estavam com um revólver calibre .38. Ainda na cidade, às 19h, outra equipe da PMDF foi acionada pela Ciade para verificar uma denúncia de arma de fogo em um bar na Estância Planaltina. No local, um homem foi abordado e com ele estava um revólver calibre 32, além de seis munições.

O número do Governo do Distrito Federal (GDF) para fazer denúncias é o 156.