Os enfermeiros que atuam na rede pública de saúde do Distrito Federal fizeram uma nova manifestação em frente ao Hospital Regional da Asa Sul (Hras) durante a manhã desta quarta-feira (26/10). Segundo o Sindicato dos Enfermeiros do DF (SEDF), cerca de 200 trabalhadores aderiram ao movimento. De acordo com a presidente do SEDF, Fátima Lemes, 30% do efetivo segue trabalhando e os atendimentos de emergência estão normais. Do Hras, eles seguiram para o Palácio do Buriti.
A categoria exige uma gratificação, segundo o sindicato, prometida pelo Governo do Distrito Federal (GDF) junto ao salário de 2009, a ser paga em três parcelas, em 2009, 2010 e 2011. "O governo cumpriu e acertou as duas primeiras. No entanto, a deste ano não veio", disse a presidente do SEDF. Os enfermeiros marcaram uma assembleia às 15h de quinta-feira (27/10), na sede do sindicato, localizada na quadra 714 Norte (Plano Piloto).
[SAIBAMAIS]Fátima disse que o governo se comprometeu a fazer uma reunião, às 17h desta quarta-feira, para as partes discutirem propostas e acertos. A Secretaria de Administração Pública confirmou o encontro e disse que o titular da pasta, Wilmar Lacerda, vai se encontrar com representantes da categoria no fim da tarde.
Confira a nota enviada pela Secretaria de Saúde:
Sobre a paralisação dos enfermeiros, a Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal/SES-DF informa que já encaminhou proposta sobre as reivindicações da categoria à Secretaria de Administração Pública/DF.