Jornal Correio Braziliense

Cidades

Enfermeiros do DF fazem nova manifestação, desta vez no Hospital da Asa Sul

Os enfermeiros que atuam na rede pública de saúde do Distrito Federal fizeram uma nova manifestação em frente ao Hospital Regional da Asa Sul (Hras) durante a manhã desta quarta-feira (26/10). Segundo o Sindicato dos Enfermeiros do DF (SEDF), cerca de 200 trabalhadores aderiram ao movimento. De acordo com a presidente do SEDF, Fátima Lemes, 30% do efetivo segue trabalhando e os atendimentos de emergência estão normais. Do Hras, eles seguiram para o Palácio do Buriti.

A categoria exige uma gratificação, segundo o sindicato, prometida pelo Governo do Distrito Federal (GDF) junto ao salário de 2009, a ser paga em três parcelas, em 2009, 2010 e 2011. "O governo cumpriu e acertou as duas primeiras. No entanto, a deste ano não veio", disse a presidente do SEDF. Os enfermeiros marcaram uma assembleia às 15h de quinta-feira (27/10), na sede do sindicato, localizada na quadra 714 Norte (Plano Piloto).

[SAIBAMAIS]Fátima disse que o governo se comprometeu a fazer uma reunião, às 17h desta quarta-feira, para as partes discutirem propostas e acertos. A Secretaria de Administração Pública confirmou o encontro e disse que o titular da pasta, Wilmar Lacerda, vai se encontrar com representantes da categoria no fim da tarde.

Confira a nota enviada pela Secretaria de Saúde:

Sobre a paralisação dos enfermeiros, a Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal/SES-DF informa que já encaminhou proposta sobre as reivindicações da categoria à Secretaria de Administração Pública/DF.