Jornal Correio Braziliense

Cidades

Enfermeiros do DF organizam novas manifestações e exigem ações do governo

Os enfermeiros que atuam na rede pública de saúde do Distrito Federal se reuniram por volta das 7h desta terça-feira (25/10) em frente ao Hospital Regional da Asa Norte (Hran) e encerram o encontro por volta das 10h. Segundo o Sindicato dos Enfermeiros do DF, aproximadamente 70% dos funcionários aderiram à paralisação. O objetivo da categoria é reivindicar uma gratificação proposta pelo governo (GDF) em 2009.

Segundo o sindicato, o GDF prometeu uma gratificação por atendimentos de enfermagem junto ao salário em há dois anos, dividida em três parcelas, a serem pagas em 2009, 2010 e 2011. No entanto, alegam os enfermeiros, somente as duas primeiras foram pagas.

Manifestantes que se reuniram na última sexta-feira (21/10) em frente ao Palácio do Buriti disseram que o GDF reconheceu que a parcela referente a este ano não foi paga devido alguns equívocos, mas, mesmo assim, informou que ela não será depositada em 2011.

Os enfermeiros seguem às 14h para a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) para protestar. A categoria preparou para esta quarta-feira (26/10) uma nova manifestação, em frente ao Hospital Regional da Asa Sul (Hras), a partir das 7h, "e há chances de uma greve ser decretada", diz a diretora do sindicato, Acácia Perpétua.

Confira na íntegra a note enviada pela Secretaria de Sáude

Sobre a paralisação dos enfermeiros, a Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal/SES-DF informa que já encaminhou proposta sobre as reivindicações da categoria à Secretaria de Administração Pública/DF.