Enfermeiros que trabalham na rede pública de saúde do Distrito Federal se reuniram durante a manhã desta sexta-feira (21/10) em frente ao Palácio do Buriti, sede do poder Executivo do DF. Eles dizem que o Governo do Distrito Federal (GDF) prometeu à categoria uma gratificação por atendimentos de enfermagem junto ao salário em 2009, dividida em três parcelas, a serem pagas em 2009, 2010 e 2011. No entanto, alegam os enfermeiros, somente as duas primeiras foram pagas.
Os manifestantes afirmam que o GDF reconheceu para a categoria que a parcela referente a este ano não foi paga devido alguns equívocos, mas, mesmo assim, informou que ela não será depositada ainda em 2011. Os enfermeiros marcaram para as 14h desta sexta-feira uma assembleia na Associação Brasileira de Enfermagem para discutir o assunto e definir se começarão uma greve a partir da próxima semana.
Desde às 10h30, os enfermeiros interditam duas faixas do Eixo Monumental, na via N1, sentido Rodoviária - Memorial JK, e complicam o trânsito na região. Eles esperam ser atendidos pelo GDF. No entanto, o governador está em viagem oficial à Suíça e, de acordo com a Secretaria de Comunicação do DF, Agnelo Queiroz só chega à capital por volta das 16h20.
Em nota, a Secretaria de Saúde do DF informou que "está averiguando as reivindicações da categoria. No entanto, é uma decisão de governo, que depende do GDF".