Jornal Correio Braziliense

Cidades

Estudantes se concentram para um bom desempenho na avaliação do Enem

Neste fim de semana, estudantes de todo o Brasil vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011. São 5,3 milhões de inscrições para a avaliação, sendo 74.624 no Distrito Federal. A prova, fundamental para aqueles que se candidatarão a uma vaga no ensino superior pelo Programa Universidade Para Todos (Prouni) ou pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ainda contou com uma mudança de última hora. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pelo Enem, mudou 10 locais de teste, um deles no DF.

Os estudantes atingidos pela alteração foram orientados por e-mail, mensagens de texto e telefone a conferir o novo local na página eletrônica do exame (leia quadro). Em Brasília, 62 alunos de dois colégios públicos do Paranoá haviam sido designados para realizar as provas em uma escola rural, no Programa de Assentamento Dirigido (Pad/DF). Como a instituição apontada pela organização do Enem fica a mais de 70km do local onde estudam ; a distância máxima deveria ser de 30km ;, eles foram realocados nesta semana.

O Centro de Educação (CED) Darcy Ribeiro havia conseguido um ônibus para levar os 19 alunos da instituição que seriam avaliados na área rural. ;O PAD/DF é considerado Paranoá, mas é muito longe. O problema é que a única proximidade entre os dois locais é só administrativa mesmo;, afirmou a diretora da escola, Aldeneide Rocha. Ela informou que os candidatos teriam de comparecer ao CED Darcy Ribeiro com uma hora de antecedência ; às 11h ; para conseguir chegar ao local da prova a tempo. Depois que foram informados da mudança, os professores avisaram aos alunos e disponibilizaram computadores para que pudessem conferir os novos locais.

Alívio

O Centro de Ensino Médio (CEM) n; 1 do Paranoá há dias tentava resolver o problema dos 42 alunos que não sabiam como fazer para chegar ao PAD/DF. Uma aluna ligou para o número de informações do Enem e soube que seria impossível fazer a prova em outro lugar. ;Tivemos um grande número de pessoas reclamando, e o MEC não resolvia. Tivemos de falar com a Regional de Ensino do Paranoá e ontem nos avisaram que o local havia sido mudado;, explicou a diretora do CEM 1, Neuza Maria Garbim. Como não havia vagas no colégio onde estudam, os alunos foram realocados para outras escolas na área urbana do Paranoá.

O estudante Rafael Arrais, 18 anos, comemorou a ligação que recebeu na quarta-feira informando-lhe sobre a mudança. ;Era muito complicado, não ia conseguir chegar lá de transporte público nunca. Agora, estou mais tranquilo, mas já estava até planejando sair mais cedo de casa e sem almoçar para procurar o lugar;, contou o aluno do 3; ano do ensino médio. Como mora no Paranoá, ele calcula que deve chegar ao local do exame, de ônibus, em menos de 20 minutos.

A aluna Mariane Gomes Peixoto, 20 anos, recebeu uma mensagem de texto na manhã de ontem. Ela ainda não conferiu na internet o novo lugar das provas, mas acredita que deve ser mais acessível do que a área rural. ;Eu conheço a região, mas é muito longe. Leva mais de 45 minutos de carro. E eu ainda teria de pedir carona ao meu marido. Aqui, é muito melhor, eu já sei os horários do ônibus;, explicou a estudante.

Mais opções

Além do vestibular tradicional e do Programa de Avaliação Seriada (PAS), que os alunos prestam para a Universidade de Brasília (UnB), há dois sistemas de seleção para o ingresso no ensino superior. O Prouni concede bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação de instituições privadas. Existe ainda o Sisu, que reúne diversas universidades do país. Como o Prouni, o Sisu seleciona os candidatos por meio da nota do Enem.