Um projeto que obriga os órgãos públicos a alimentar um site com liguagem acessível às crianças, como o Plenarinho, partiu da proposta de um menino de 11 anos. André Dantas Ferreira da Silva, do 6; ano do colégio Mackenzie, em Brasília, exerceu o papel de deputado por um dia durante a 6; edição do projeto Câmara Mirim. O evento ocorreu na Câmara dos Deputados na manhã desta terça-feira (18/10) e recebeu estudantes de todo canto do Brasil.
Vieram caravanas de Minas Gerais, Rio Grande do Norte, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Santa Catarina. Ao todo foram enviados 1,2 mil projetos. Destes, três foram selecionados pela comissão julgadora.
André estava entre os escolhidos ao lado de Juliana Fredo Marques, do 8; ano do colégio Bom Jesus, do Paraná, e Marco Túlio Campos Machado, aluno da 9; ano do Colégio da Polícia Militar de São Paulo. O projeto de Júlia sugere a criação de um número de emergência universal, enquanto o de Marco Túlio propõe a descrição do valor do imposto embutido nos preços de produtos.
Os jovens deputados discutiram e votaram esses projetos de lei em plenário. Cada uma das propostas feitas pelos estudantes poderão ser representadas por deputados da Casa, após serem encaminhadas às comissões temáticas. André usou o tempo que teve no plenário para defender a ideia do projeto de sua autoria.
Quem quiser participar da próxima Câmara Mirim pode fazer a inscrição a partir de janeiro de 2012 até setembro do mesmo ano pelo site do .