Jornal Correio Braziliense

Cidades

Dez mil vagas temporárias devem ser abertas no comércio no fim do ano

Quem deseja um emprego deve ficar atento. A contratação de temporários pelo comércio para dar conta do movimento de Natal já começou, e deve se intensificar até o fim de novembro. Levantamento realizado pela Federação do Comércio de Bens, Turismo e Serviços do Distrito Federal (Fecomércio-DF) revelou que em 2011 a quantidade de empresários dispostos a abrir vagas é superior à de 2010.

Este ano, as oportunidades podem chegar a 10 mil. Uma parcela de 54% dos mais de 200 entrevistados pela entidade pretende ampliar o quadro de funcionários, e desse percentual, 62% devem efetivar a mão de obra extra. No ano passado, somente 28,8% dos lojistas ouvidos na mesma pesquisa declararam a intenção de reforçar provisoriamente a equipe de funcionários.

Calçados
As lojas de departamento mostraram ser o segmento com mais disposição para contratar temporários. Todos os proprietários desse tipo de estabelecimento ouvidos afirmaram ter intenção de chamar funcionários extras. No setor de calçados, o percentual de respostas positivas foi de 83% e o segmento de perfumaria ficou em terceiro lugar, com 80% (veja quadro). O levantamento revelou que a maior parte das empresas, 36%, fará as contratações para o Natal na primeira quinzena de novembro. Somente 2% deixam para dezembro.

O presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana, acredita que o aumento na intenção de chamar temporários frente ao ano passado é sinal de que o varejo local está otimista com relação às festas natalinas. ;O comércio tem crescido bastante, apesar de toda a conjuntura econômica. O Distrito Federal vem demonstrando mais aquecimento do que o Brasil;, avalia.

Apesar de parte dos comerciantes se mostrar cautelosa ao fazer estimativas de desempenho para este Natal, Santana desdenha a teoria de que os consumidores colocarão o pé no freio. ;Custo a acreditar nisso. Houve aumento de mercado, transferência de renda e o índice de emprego está estável. Pode ser que diminua a procura por bens duráveis, de alto valor agregado. Mas as famílias vão trocar presentes;, aposta.

Talentos
Proprietária de uma loja de roupas com unidades em dois shoppings da cidade, a empresária Alyne Gomes considera a contratação de temporários uma excelente oportunidade para descobrir novos talentos. ;Se um funcionário se destaca, a gente lembra dele quando abre vaga, ou chama para trabalhar nos nossos bazares. A pessoa pode até substituir alguém que não vinha trazendo resultados;, conta. Alyne relata que a possibilidade de integrar o quadro permanente é informada nas entrevistas. ;Já deixamos isso claro, assim há esforço para se sobressair;, explica.



Para 2011, a empresa manterá a média de contratações que já é tradição no Natal. A equipe de oito empregados das duas lojas será dobrada. De acordo com Alyne Gomes, o incremento faz toda a diferença. ;Se a gente tiver um quadro reduzido, o retorno em vendas não vai ser o mesmo. O Natal traz um fluxo de clientes muito legal;, afirma a empresária. Atualmente, o processo seletivo está na fase de entrevistas na loja dela e os contratos devem ser firmados no início de dezembro.

Lanna Oliveira, diretora de recursos humanos de uma empresa que administra 15 lojas de uma conhecida franquia de cosméticos, aconselha temporários interessados em se tornarem efetivos a se esforçarem ao máximo. ;O varejo trabalha com metas. É preciso estar disposto a fazer a venda acontecer;, ensina. Para o período de Natal, os 150 funcionários das unidades serão acrescidos por mais 75 ou 80.

Inscrição para curso de capacitação
Continuam abertas as inscrições para participar do curso de treinamento de temporários oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac) em parceria com o Sindicato do Comércio Varejista do Distrito Federal (Sindivarejista). O convênio pretende treinar mais de 3 mil pessoas para trabalharem como vendedores, estoquistas e outras funções. Para participar, basta acessar a página www.sindivarejista.com.br e preencher um formulário. É necessário o pagamento de uma taxa de R$ 20, presencialmente ou via boleto bancário. Em seguida, o interessado é encaminhado para uma unidade do Senac em Ceilândia, no Gama ou em Sobradinho. Mais informações pelo telefone 3223-6178, do Sindivarejista.