Após 21 dias de paralisação, a maioria dos sindicatos dos bancários resolveu encerrar a greve nesta segunda-feira (17/10), segundo informações da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT). Os trabalhadores da categoria no Distrito Federal estão entre os que aceitaram a proposta apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. Eles voltam ao trabalho nesta terça-feira (18/10).
As propostas, segundo a confederação, já foram aprovadas pelos bancários das seguintes cidades: São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Bahia, Mato Grosso, Campinas, Uberaba, Londrina, Criciúma, Blumenau, Teresópolis, Vitória da Conquista, Dourados e Campina Grande. Em outras localidades, as assembleias ainda continuam.
A Fenaban propôs aumento salarial de 9% e reajuste do piso da categoria, de R$ 1.250 para R$ 1.400. Os bancários vão receber ainda até 2,2 salários por ano como participação nos lucros das instituições onde trabalham.
De acordo com a Contraf, o ponto dos trabalhadores não será cortado. Os funcionários vão compensar os dias parados com extensão da jornada semanal em até duas horas extras por dia, até o dia 15 de dezembro.
Com informações da Agência Brasil