Jornal Correio Braziliense

Cidades

Semana de Ciência e Tecnologia deve receber mais de 160 mil visitantes

Começou ontem, e vai até domingo, a 8; Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A abertura oficial ocorre às 15h30 de hoje, na Tenda da Ciência, montada no gramado central da Esplanada dos Ministérios, onde os visitantes terão a oportunidade de ficar mais próximos do conhecimento que é produzido no país e entender um pouco sobre corrente elétrica, sobre o cerrado ou sobre o universo, por exemplo. Nesta edição, 62 instituições participam da semana no Distrito Federal. Com o tema Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de risco, o evento é realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e ocorre em mais de 500 cidades brasileiras.

A organização da semana no DF espera superar o público de 2010 e ultrapassar os 160 mil visitantes durante os próximos seis dias. Além de exposições, apresentações e oficinas, haverá exibição de filmes para os interessados na estrutura montada na Esplanada e no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no Setor de Clubes Sul. ;O evento de Brasília marca a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Houve um aumento significativo de público nos últimos anos e nossa expectativa é que cresça ainda mais;, disse o secretário de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social do MCTI, Marco Antonio de Oliveira.

Para 2014, o secretário espera contar com a participação de mais de mil municípios em todo o país na Semana de Ciência e Tecnologia. Segundo ele, o evento é uma oportunidade para se conhecer as realizações dos principais institutos de pesquisa brasileiros. ;A semana tem um papel muito importante de oferecer acesso à população daquilo que vem se fazendo nessa área, nosso objetivo é diminuir a distância. Sem contar o lado educacional, o que está presente na vida das pessoas é fruto de muito trabalho;, justificou Marco Antonio. ;Acompanho há seis anos essa semana e para mim é uma ampliação do exercício de cidadania. Uma forma de interagir com a sociedade e incrementar a agenda das escolas para que esses jovens venham a ser pesquisadores;, comentou o ministro interino de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luiz Antonio Elias.



Conhecimento
Integrantes do projeto Bio na rua, coordenado pelo professor do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Brasília (UnB) Paulo César Motta, participam mais uma vez da semana. Desde a primeira edição, em 2004, eles procuram levar mais conhecimento sobre o cerrado para quem passa pelo local. ;Mostramos um pouco de botânica e zoologia. Queremos mostrar o que tem aqui no bioma, tirar alguns mitos, enfim, passar algumas informações básicas para a população. Também estamos abertos a perguntas;, disse o estudante universitário Feliphe Novais, 21 anos. Ele adiantou que amanhã e na quinta-feira, os integrantes do grupo vão realizar uma oficina sobre acidentes com animais peçonhentos.

Os alunos do Centro de Ensino Instei de Ceilândia também ocuparão um estande, onde vão expor experimentos de física, química e matemática estudados em sala de aula. As explicações para alguns fenômenos estão na ponta da língua das estudantes Daniele da Silva Oliveira, Ágatha Cristino de Oliveira, Letícia Moreira de Souza e Rayssa Rosa. Entre as apresentações das jovens, elas mostrarão como funciona um aparelho inventado por Van der Graaff, em 1931, que arrepia os cabelos quando alguém se aproxima devido às cargas elétricas.

Os estudantes Álex Luna, João Cláudio Oliveira e Anderson Ribeiro vão além. Eles aproveitam a Semana Nacional de Tecnologia para apresentar um aparelho que desenvolveram e batizaram como Interatividade. ;Nós trouxemos um protótipo do que a gente criou na escola. A ideia é que a pessoa possa ver televisão, olhar o e-mail e fazer alguma anotação na mesma tela;, explicou Álex. ;Nosso objetivo é ajudar a vida das pessoas, que anda muito corrida;, disse Anderson. A coordenadora pedagógica do Instei, Arquidamea Josefa, se orgulha dos meninos e das meninas. ;No ano passado, nosso estande foi um dos mais visitados. A UnB Gama desenvolve na nossa escola um trabalho muito importante e acaba despertando o interesse dos alunos pelas ciências exatas, e eles aprendem por meio do lado lúdico;, contou.

Fique atento

A Semana Nacional de Ciêcia e Tecnologia ocorre no gramado da Esplanada dos Ministérios até 23 de outubro, das 8h30 às 18h30. Mais informações sobre a programação no site www.mct.gov.br.