A Polícia Militar em parceria com a Secretaria de Segurança Pública iniciou, por volta das 7h desta manhã de segunda-feira (17/10), uma operação integrada para combater o uso e a venda de crack nas regiões centrais do Plano Piloto, Taguatinga e Ceilândia, onde há uma maior concentração de venda e consumo de drogas pelos moradores de rua.
A ação batizada de Marco Zero é uma continuação da operação realizada no dia 5 de setembro, quando resultou na prisão de 128 traficantes no DF. Segundo a polícia, o objetivo, agora, é fazer um processo de revitalização na capital, coibir o uso de entorpecentes e o tráfico de drogas na região.
De acordo com informações da polícia, além de rondas, todos os dias serão realizadas abordagens nessas cidades. Serão feitas também as prisões de traficantes já identificados. já os usuários de drogas vão ser encaminhados para a unidade de tratamento, localizada ao lado da Rodoviária do Plano Piloto, o Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas (Caps AD).
A operação conta com o apoio da Secretaria de Justiça, Secretaria de Saúde e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest). Essa parceria pretende promover a inclusão dos usuários de drogas na sociedade. Cerca de mil policiais trabalharão 24h, em duplas, até o próximo domingo (23/10) quando terminam os trabalhos. A ação faz parte do plano distrital de enfrentamento ao crack no DF.