Jornal Correio Braziliense

Cidades

Mensagem de paz do arcebispo é ouvida por 187 mil pessoas na Esplanada



A mensagem trazida pelo arcebispo de Brasília, Dom Sergio da Rocha, na tarde desta quarta-feira (12/10), era de paz e conforto para os fiéis que acompanharam o dia de homenagens a Nossa Senhora Aparecida. Segundo estimativas da Polícia Militar, o evento, realizado na Esplanada dos Ministérios, reuniu aproximadamente 50 mil pessoas. No entanto, a Arquidiocese de Brasília contabilizou 187 mil presentes. Nenhuma ocorrência foi registrada pela PM durante o dia de festa para a padroeira do Brasil e de Brasília.

Em sua homilia, Dom Sergio da Rocha voltou suas orações para os governantes e pediu ;discernimento nas decisões; tomadas por todos em prol da sociedade. Mesmo com a chuva que persistiu durante todo o dia, os religiosos participaram com fervor, entre eles, muitas crianças, idosos e enfermos. Por volta das 18h30 a santa missa foi finalizada.

Pouco depois das 19h, a multidão seguiu em procissão com a imagem da padroeira. Três bênçãos foram concedidas durante a celebração: pelos doentes, pelos governantes e a última pelas famílias. O show de encerramento foi conduzido pelo padre Reginaldo Manzotti.

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT-DF), e a esposa Ilza estiveram presentes na missa e na procissão. Também compareceram ao evento o vice-governador, Tadeu Filippelli (PMDB) e o senador Rodrigo Rodrigo Rollemberg (PSB).

Volta para casa
Os fiéis devem ficar atentos às linhas de ônibus e metrô. As estações de metrô Central e Galeria terão o horário de embarque e desembarque estendido até a meia-noite. Os ônibus circulam em tabela de feriado. Idosos, portadores de necessidades especiais e pessoas enfermas ainda poderão contar com a reativação gratuita da linha 108.2, que liga a Catedral à Rodoviária do Plano Piloto.