Jornal Correio Braziliense

Cidades

Homenagem à padroeira segue até a noite com procissão e missa na Esplanada

As homenagens à padroeira do Brasil e de Brasília, que começaram com uma missa campal celebrada para as crianças na Esplanada dos Ministérios segue à tarde com série de eventos na Esplanada dos Ministérios. Por volta das 15h30 começou a chover, dispersando os desprevenidos, que não levaram guarda-chuva, mas grande parte dos fiéis permanece no local e se abrigam nas tendas montadas ao longo da Esplanada. Um altar também foi disposto em frente à Catedral Metropolitana de Brasília. A Arquidiocese de Brasília estima que cerca de 150 mil fiéis vão prestigiar a festa.

Às 13h começaram as orações marianas, com o ofício de Nossa Senhora e o rosário meditado, além de uma homenagem a Maria, preparada por grupos jovens de diferentes movimentos e paróquias do Distrito Federal. Cerca de 40 sacerdotes atenderão, por volta das 14h, os fies que desejarem se confessar.

A missa de encerramento está marcada para as 17h. Em seguida será realizada a tradicional procissão com a imagem da padroeira. Neste momento, as duas pistas serão completamente interditadas por 15 minutos, às 16h45, para a travessia do clero, e fechadas novamente das 18h às 20h, para a passagem da procissão que dará a volta na Esplanada dos Ministérios. Três bênçãos serão concedidas durante a celebração: pelos doentes, pelos governantes e a última pelas famílias.

O show de encerramento será conduzido pelo padre Reginaldo Manzotti. De acordo com a Arquidiocese de Brasília, uma estrutura com banheiros químicos foi especialmente montada para atender aos adultos e às crianças. Barracas de alimentação também estão disponíveis e devem funcionar até as 17h.

Os fiéis devem ficar atentos às linhas de ônibus e metrô. As estações de metrô Central e Galeria terão o horário de embarque e desembarque estendido até a meia-noite. Os ônibus circulam em tabela de feriado. Idosos, portadores de necessidades especiais e pessoas enfermas ainda poderão contar com a reativação gratuita da linha 108.2, que liga a Catedral à Rodoviária do Plano Piloto.

Programação:
16h30 - Preparação para a Santa Missa
16h45 - Saída do Clero da Catedral para o altar da celebração
17h - Santa Missa presidida por Dom Sergio da Rocha e concelebrada por todo o Clero da Arquidiocese

Com informações de Roberta Machado