O ex-secretário adjunto de Transportes Júlio Luís Urnau se apresentou à Divisão Especial de Repressão aos Crimes Contra a Administração Pública (Decap) por volta das 14h desta terça-feira (11/10). No final da manhã de ontem (10/11) o ex-assessor especial do GDF José Geraldo de Oliveira Melo havia se entregado. Os dois, que eram considerados foragidos da Justiça, são acusados de concussão - extorsão praticada por funcionários públicos. Ambos são investigados por envolvimento em um esquema de propina a gestores da Secretaria de Transporte para beneficiar cooperativa.
O ex-secerretário prestou depoimento na Decap e será recolhido ao cárcere do Departamento de Polícia Especializada (DPE), onde deve permanecer por pelo menos cinco dias. O consultor financeiro da Cooperativa dos Profissionais do Transporte Alternativo do Gama/DF (Coopatag) Adevandro Pereira da Silva, que está preso, também prestou depoimento nesta tarde.
[SAIBAMAIS]Além de José Geraldo e Urnau, outras três pessoas foram presas: Josenildo Batista da Silva, diretor da Coopatag, José Estelito Lopes, também dirigente da entidade, e o consultor financeiro da cooperativa Adevandro Pereira da Silva. Josenilton conseguiu um habeas corpus no fim de semana. A prisão temporária dos suspeitos vence hoje e a polícia não deve pedir a prorrogação por mais cinco dias.
No sábado (8/10), o ex-secretário de Transportes do Distrito Federal, Alberto Fraga, prestou depoimento. Ele foi chamado para tentar explicar a relação que tinha com as cooperativas de transportes do DF.