Os bancários em greve protestaram de forma inusitada nesta sexta-feira (7/10). A categoria distribuiu espetinhos de churrasco do lado de fora das agências do Itaú e Bradesco no Setor Comercial Sul para as pessoas que passavam pelo local. A manifestação começou às 10 e acabou por volta das 16h. A intenção dos grevistas era conquistar o apoio da população. Em meio ao barulho de buzinas e som alto, algumas pessoas experimentaram os espetinhos feitos na hora.
De acordo com o diretor do Sindicato dos Bancários, José Garcia, a instituição financeira prejudica não só os funcionários como também os clientes, através da imposição de altas taxas de juros. "Nossa intenção é obter um reajuste salarial de 12% com o aumento real de 5% para o salário do bancário não perder tanto poder de compra", destacou.
"A instituição conseguiu uma liminar para inibir o movimento. Por isso não poderíamos ter ação de piquete dentro das dependências de agências. Mas o mesmo documento permite que façamos a mobilização do lado de fora", explicou o diretor do sindicato.
Greve nacional
Os bancários deflagraram greve nacional por tempo indeterminado em 27 de setembro. De acordo com a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), a paralisação tem o objetivo de pressionar a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) a retomar as negociações e apresentar uma proposta que atenda às reivindicações da categoria. A greve atingirá bancos públicos e privados.
A decisão foi tomada em assembleias realizadas na noite do dia 26 de setembro pelos Sindicatos dos Bancários de São Paulo, do Rio de Janeiro, de Brasília, Porto Alegre, Curitiba, Campo Grande, Mato Grosso, da Paraíba, de Alagoas, do Ceará, do Piauí, Espírito Santo, de Campinas, Piracicaba, Juiz de Fora, Dourados e Vitória da Conquista, conforme levantamento.