Cinco dias após encerrar o período de seca no Distrito Federal, a chuva voltou a cair em alguns pontos da capital na tarde deste domingo (2/10). Moradores do Riacho Fundo tiveram pelo menos 10 minutos de chuva forte na cidade. Em Águas Claras e Samambaia e área central do Plano Piloto o tempo também fechou. No Guará, em Taguatinga, em Ceilândia a chuva chegou forte, mas durou pouco tempo. No Grande Colorado a precipitação fez com que a energia fosse interrompida durante pelo menos uma hora. Nas Asas Sul e Norte e no Lago Norte e Sul, a intensidade foi menor, mas serviu para aliviar o calor.
Segundo o meteorologista Manoel Rangel, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é que a chuva continue neste fim de domingo. "Elas estão chegando também no Gama e Santa Maria ainda hoje", disse. O tempo deve continuar assim até a quarta-feira (5/10). "O motivo é a passagem de uma frente fria pelo Distrito Federal", explicou.
A temperatura registrada neste domingo foi de 20,3;C e 29,5;C nos horários mais quentes. A umidade ficou chegou a 33% às 14h. De acordo com o meteorologista, a segunda-feira (3/10) será de tempo encoberto a nublado, com pancadas de chuvas e possíveis trovoadas. A umidade vai variar entre 95% e 55%. A temperatura fica em 16;C e 25;C nas horas mais quentes.
Tempo seco
A seca durou 107 dias no Distrito Federal e castigou o brasiliense com temperaturas altas e umidade baixa. O período também foi propício para grandes focos de incêndio. Entre eles, o mais grave queimou a Floresta Nacional por dias, devastanto mais da metade dos 9,3 mil hectares da reserva, dividida em quatro partes.