Jornal Correio Braziliense

Cidades

Marinha celebra os 50 anos do Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília

A Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais vai se apresentar neste fim de semana (1; e 2/10) no Distrito Federal para celebrar os 50 anos de criação do Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília, fundado em 1961 pela Marinha do Brasil. As duas apresentações serão realizadas na Torre de TV.

A primeira performance está marcada para começar às 17h30 do sábado (1;/10). Quem quiser prestigiar a exibição dos 170 integrantes da Banda dos Fuzileiros Navais irá identificar o que a diferencia de outras semelhantes. Na apresentação, evoluções formam figuras arranjadas de tal maneira que constituem letras, chegando a formar palavras inteiras enquanto os integrantes tocam seus instrumentos. O objetivo do banda é divulgar a Marinha do Brasil em todo o território nacional e em outros países.

Consta na programação a interpretação de músicas como Aquarela do Brasil, Cisne Branco, Asa Branca, Baianidade Nagô, para citar algumas. A Banda dos Fuzileiros Navais originalmente era formada por 60 componentes vindos de Portugal, que desembarcaram com o dom João VI em 1808, parte da Brigada Real Marinha. Vários instrumentos foram sendo integrados na composição ao longo dos anos, a partir do contato com as forças armadas de outros países. A banda é a única a ter como parte do arranjo 16 gaitas escocesas.

Entre o histórico de apresentações estão participações em momentos históricos representando a Marinha do Brasil, na coroação da Rainha Elizabeth II da Inglaterra, em 1956. Como também nas comemorações Cabralinas, em Portugal e nas comemorações da Data Nacional da França, ao abrir o desfile de 14 de julho de 2005, em Paris.