Um projeto de lei que institui o rodízio de veículos no Distrito Federal foi aprovado nesta quinta-feira (29/9) na reunião da Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF) da Câmara Legislativa.
"É uma discussão polêmica mas que precisa ser iniciada", afirmou o relator Cláudio Abrantes ao pronunciar parecer favorável à instituição do rodízio de veículos. Em seu relatório, há números que associam o crescimento da renda com o aumento do uso de carros. "O DF é a unidade da federação com renda per capita mais alta e é o lugar com o maior aumento da frota em termos percentuais", constatou o parlamentar.
O projeto segue agora para análise da Comissão de Constituição e Justiça.
Proposta
O objetivo do projeto de lei é restringir o uso de carros nas vias que registram os maiores fluxos nas regiões administrativas. De acordo com o texto, os veículos de placas com fins 1 e 2 ficariam proibidos de rodar às segundas-feiras. Na terça-feira, a restrição seria para os carros com fins 3 e 4. Na quarta-feira, 5 e 6. Sete e 8, às quintas-feiras. E, na sexta-feira, a limitação atingiria os donos de automóveis cujas placas terminam com os números 9 e 0. Aos sábados, domingos e feriados, o tráfego seria liberado para todos.
A medida já é adotada na cidade de São Paulo há 14 anos.
Com informações da Coordenadoria de Comunicação da CLDF