Jornal Correio Braziliense

Cidades

Professores realizam manifestação em frente ao Palácio do Buriti

Cerca de dois mil professores participam de uma manifestação pública em frente ao Palácio do Buriti, localizado no Eixo Monumental, desde as 9h30. O ato público é organizado pelos líderes do Sindicato dos Professores do Distrito Federal (Sinpro-DF), que pediram para que os participantes usassem camisas com frases pedindo a campanha salarial. De acordo com o Sinpro, "a Diretoria Colegiada do sindicato entende que não é possível esperar para que se cumpra o que foi acordado em mesa de negociação no início do ano".

Em nota, o sindicato informou que o projeto de Gestão Democrática, "que deveria chegar à Câmara Legislativa até 30 de junho ainda não foi encaminhado". Segundo os professores, o plano de saúde deveria ser apresentado aos servidores em 30 de julho, mas ainda não aconteceu. Eles querem ainda a convocação dos concursados para "minimizar a carência de professores em salas de aula".

O ato público não é deliberativo, por isso o Sinpro planeja organizar uma assembleia da categoria no dia 18 de outubro, quando os temas deverão ser novamente debatidos.

Agentes de saúde, em greve há 10 dias, se juntaram aos professores para também protestar. Eles querem a aprovação do projeto que concede gratificações à classe.