Mais de mil mercadorias comercializadas sem autorização e cerca de mil DVD;s piratas foram apreendidos durante a Operação Choque de Ordem, da Secretaria da Ordem Pública do Distrito Federal (Seops) em parceria com Agência de Fiscalização (Agefis), nesta terça-feira (27/9). A ação ocorreu em uma feira do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), próxima a Feira dos Importados.
Em decorrência da ação, sete flanelinhas e dois corretores de lojas no Setor de Indústria e Abastecimento foram encaminhados à 8; Delegacia de Polícia. Eles foram flagrados tentando captar clientes frequentadores da Feira dos Importados, o que é proibido, segundo determinação da Administração do SIA.
A ação contou com 69 servidores da Seops e Agefis, além de policiais militares, e apreendeu mais 400 quilos de frutas, 250 litros de bebida e 50 quilos de salgados. Entre os objetos recolhidos estão: 200 acessórios para celular, 429 acessórios para carros, 20 porta-CDs, 150 redes, 70 sombrinhas, 30 pares de sandália, 50 brinquedos. As mercadorias foram encaminhadas para o depósito da Agefis e serão liberadas após apresentação de nota fiscal e pagamento de multa.
Quatro dos sete flaneninhas detidos tinham passagem pela polícia. Um deles estava desobedecendo o regime de prisão domiciliar. Outro responde em liberdade a processo que tramita na Justiça. Os outros têm condenação por violação do direito autoral e roubo. Todos assinaram termo circunstanciado, no qual se comprometem em comparecer à Justiça quando citados, e foram liberados.