Jornal Correio Braziliense

Cidades

Usuários do transporte público poderão compôr Comitê de Transito no Gama

As reclamações e sugestões de moradores a respeito do serviço de transporte público no Gama serão discutidas e solucionadas por meio de uma instância oficial. A instalação de um Comitê de Transporte do Gama será feita pelo Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) nesta terça-feira (27/9), às 19h30. A intenção é construir um canal de comunicação direta entre os usuários locais e fornecedores do serviço para oferecer melhoria à população.

De acordo com Higino França, da comissão executiva do DFtrans, responsável pelo Sistema de Bilhetagem Automática, a iniciativa está prevista na Lei n; 239, de 10 de fevereiro de 1992, e a criação desse fórum copetente visa discutir as questões problemas do dia a dia do transporte na região. "O objetivo maior é ouvir a comunidade. Ela é quem sabe o que falta, como falta e onde falta", afirmou.

O Comitê, segundo França, será composto por representantes de bairros, do segmento estudantil, idosos, empresas, comerciantes e deficiêntes. "A ideia é englobar todo o espectro de usuários do sistema de transporte", explicou. O representante do DFtrans disse ainda que as cooperativas e empresas providoras de serviço também podem fazer parte.

"Entre as demandas reivindicadas pelos moradores, o descumprimento de horários e da linha de ônibus são os problemas mais frequentes", contou França. A reclamação, segundo ele, muitas vezes aponta uma linha que poderia ser melhor aproveitada sem maior gasto em engenharia ou um ponto de ônibus mal localizado. "São essas contribuições que o DFtrans espera fomentar com a criação dos Comitês", completou.

Desde abril de 2010, foram criados Comitês de Transporte em Planaltina, Sobradinho I e II, Brazlândia, Ceilândia, Riacho Fundo II e São Sebastião. Na Vila Planalto e na Fercal foram criados Núcleos de Transporte.