Jornal Correio Braziliense

Cidades

Ainda tímida, chuva chega ao DF e traz alívio para os brasilienses

Foram 107 dias de seca, com índices de umidade se igualando aos mais baixos da história do DF, 10% nos dias 15 de agosto e 5 de setembro. Mas no fim da noite deste domingo (25/9) os brasilienses finalmente puseram fim a longa espera e puderam sentir os primeiros pingos, que começam a chegar à capital do país.

Segundo a meteorologista Odete Marlene Chiesa, do Instituto Nacional de Meteorologia, essa chuva, ainda tímida, vem com atraso. ;Era para ela ter chegado ontem, mas uma massa de ar seco e quente que estava sobre o Centro-Oeste impediu que ela se formasse;, explica.

Durante todo o fim de semana uma massa de ar frio vinda da região Sul tentava se instalar no Distrito Federal, mas era bloqueada pela massa de ar seco, que estava sobre toda a região central do Brasil. ;Essa massa perdeu força e agora está se deslocando para o Oceano Atlântico onde irá se misturar com outras massas de ar. Com isso, não existe mais nada que impeça a frente fria de chegar e trazer chuva;, conta Odete, que completa, ;a partir de agora é comum que uma vez por semana uma massa de ar frio chegue ao DF trazendo chuva;.

E com essa chuva vem também um alívio nesse tempo seco. A umidade do ar por volta das 22h chegou a 51% e a temperatura a 24; C. A previsão para esta segunda-feira é de temperatura variando entre 18;C e 28;C e a umidade pode chegar à 80% nas horas mais frias e 40% nas horas mais quentes.