Jornal Correio Braziliense

Cidades

Enquanto esperam a chuva, brasilienses amargam mais um dia de forte calor

Os brasilienses aguardam ansiosos à chegada da chuva. Enquanto ela não vem, a população segue amargando dias quentes. Hoje os termômetros no Distrito Federal voltaram a registrar 33,4;C, temperatura mais quente do ano, junto com a do dia 11 de setembro.

Mas essa espera está muito perto do fim. Segundo a meteorologia Maria das Dores de Azevedo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) há previsão de pancadas de chuva isoladas ainda para este sábado (24/9), domingo e segunda-feira.

Segundo a meteorologista a chuva ainda não chegou ao DF por conta de um bloqueio formado por uma massa de ar quente e seco que impede a massa de ar fria vinda do Sul de se estabelecer na região. Porém esse bloqueio está se enfraquecendo e a frente fria a cada dia chega mais perto. Isso tem ajudado a elevar a umidade do ar. A mínima hoje foi de 18%, índice acima dos registrados nas últimas semanas.

Outro fator importante é que a umidade relativa do ar mais amena propicia a formação de nebulosidade e vapores de água, o que indica a aproximação da chuva.