Representando o Distrito Federal, a estudante Gilmara Gabriela - do 3; ano do Centro de Ensino Médio 01 de Brazlândia - participará da simulação da de um parlamentar, a partir da próxima segunda-feira (26/9) até (30/9). A jovem está entre os 77 estudantes, entre 16 e 22 anos, que irão participar da 8; edição do Programa Parlamento Jovem Brasileiro na semana que vem.
A iniciativa da Câmara dos Deputados foi criada pela resolução 12/03 com o objetivo de incentivar o interesse e expressão democrática entre os estudantes de escolas públicas e privadas, capacitando a refexão crítica e compreensão das atividades exercidas na Casa. Ao fim da jornada parlamentar, espera-se que os jovens participantes tenham encrementado a capacidade de refexão crítica e compreensão das atividades exercidas na Casa.
A seleção foi feita pelos assessores legislativos da Câmara dos Deputados entre mais de mil projetos de lei enviados de todo canto do país. Como eles serão distribuídos às Comissões, contam com o princípio da proporcionalidade de representação por estado, ou seja, Gilmara será a única parlamentar do DF.
O projeto de lei elaborado pela estudante propõe instituir uma Semana de Ciência Política no calendário letivo das escolas da rede pública de ensino. Para auxiliar o jovem interessado em participar da atividade, é oferecido no site da Câmara um curso à distância sobre como se dá a confecção de um projeto. Os critérios de desempate verificam a pertinência temática e a coesão textual.
é preciso estar matriculado e demonstrar frequência regular no 2; ou 3; ano do Ensino Médio de escolas públicas ou particulares. Outra condição é não ter participado de nenhuma outra edição do programa. No DF, os projetos são entregues na escola e encaminhados para os coordenadores na Secretaria de Educação do Distrito Federal.