Jornal Correio Braziliense

Cidades

Políticos e população discutem em Águas Lindas a segurança no Entorno do DF

NÃO PUBLICA AINDA

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados organizou uma reunião na Câmara Municipal de Águas Lindas-GO para discutir a Segurança Pública na região do Entorno do Distrito Federal. De acordo com o site da Câmara, a proposta da deputada federal Íris de Araújo (PMDB-GO) foi aprovada pela comissão e as conversas entre políticos, promotores de Justiça, comunidade e Polícia Civil começou por volta das 10h desta quinta-feira (22/9).

De acordo com a Câmara dos Deputados, um levantamento feito pelas polícias Civil e Militar de Goiás aponta que 38% dos casos de assassinato ocorridos no Estado ano passado foram registrados nos municípios do Entorno do DF. Além disso, "a região concentra ainda 19% das ocorrências de tráfico de drogas".

Para a deputada Íris de Araújo, "o problema é só de polícia, mas, também, de má gestão nestes municípios, sem apontar culpados. Afinal, ninguém tem responsabilidade total pela violência, mas todos têm de agir". A peemedebista disse ainda que "os remédios para a população do Entorno estão nas ações conjuntas entre órgãos de segurança pública, Governo Federal, governos estaduais e outros".

A parlamentar afirma também que Águas Lindas foi apenas a primeira cidade. "Vamos visitar também os municípios de Valparaíso, Formosa, Luziânia e Cidade Ocidental. A primeira rodada é ouvir a comunidade, órgãos, e tentar entender a realidade nessas regiões. Posteriormente, pretendemos analisar tudo o que foi ouvido e discutido, para levarmos à Câmara dos Deputados todas as informações recolhidas nestas conversas". Íris de Araújo disse ainda que é deputada federal por Goiás e precisa traçar metas para a melhoria socioeconômica do Estado.

Além da deputada, participaram das conversas outros parlamentares da Comissão dos Direitos Humanos. Segundo a Câmara dos Deputados, as demais visitas a outras cidades da região ainda não estão agendadas.

De acordo com a parlamentar, das cinco cidades do Brasil onde há o maior número de assassinato de mulheres, quatro estão localizadas no Entorno do DF. Além disso, o número de roubos a residências subiu 491, entre janeiro e agosto de 2010, para 1294, no mesmo período de 2011.

Gabinete de Segurança do Entorno

De acordo com o Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO), a coordenadora do Projeto do Entorno do DF no MPGO, promotora Patrícia Teixeira Guimarães Gimenes, se reuniu na última quarta-feira (21/9) com o chefe do Gabinete de Gestão de Segurança no Entorno, coronel Edson Costa Araújo, para tratar das propostas de segurança do governo de Goiás para a região.

Na reunião, o chefe do gabinete explicou que há uma proposta para a melhoria da segurança pública na região. As ideias foram elaboradas após análises de diversos indicadores relativos á situação geral do Entorno. "No entanto, a proposta deve passar pela análise do secretário de Segurança Pública de Goiás, João Furtado".

O MPGO explica ainda que entre as sugestões estão a instalação de unidades de Polícia Comunitária, construção de delegacias, presídios, núcleos de Polícia Técnico-Científica, entre outras ações. "O Estado deverá investir cerca de R$ 500 milhões", publica o ministério público goiano.

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSPDF) informou que há um Plano de Ação Conjunta no Ministério da Justiça para elaborar ações de combate à violência na região do Entorno do DF. Além disso, o plano permitiria que os governos dos dois Estados, DF e Goiás, passassem a trabalhar de forma conjunta nos municípios.

PAC na região do Entorno

Segundo o MPGO, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Entorno, anunciado no início deste mês, vai abranger ações nos setores de Segurança Pública, Saúde, Infraestrutura e Transportes. De acordo com o ministério público, o coronel Edson Costa Araújo disse que a solução para a região do Entorno deve passar por um consenso político entre governos do DF, de Goiás e Federal.